Título
[pt] METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE PMES NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DA ZAHIL RJ
Título
[en] VALUATION METHODS FOR SMES IN BRAZIL: THE ZAHIL CASE STUDY
Autor
[pt] DIOGO RIBEIRO DE ALMEIDA CAMPOS
Vocabulário
[pt] FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
Vocabulário
[pt] AVALIACAO POR MULTIPLOS
Vocabulário
[pt] METODO CONTABIL
Vocabulário
[pt] VALUATION
Vocabulário
[en] DISCOUNTED CASH FLOWS
Vocabulário
[en] MULTIPLES METHOD
Vocabulário
[en] ACCOUNTING VALUATION
Vocabulário
[en] VALUATION
Resumo
[pt] O presente estudo aborda os principais métodos da Avaliação Empresarial no âmbito de demonstrar, na forma de passo a passo, como estimar o valor financeiro de uma PME. Deste modo, são apresentadas as técnicas mais usadas pelo mercado corporativo, mais especificamente, a avaliação pelo Método Contábil, o Fluxo de Caixa Descontado e a Avaliação por Múltiplos, a fim de identificar a metodologia que melhor se adequa à realidade de uma empresa de pequeno-médio porte. Sendo assim, este trabalho propõe, através de um estudo de caso, a aplicação de cada método em uma PME de capital fechado, no intuito de obter seu valor econômico-financeiro. Esta empresa pertencente à indústria do vinho caracteriza-se como um negócio familiar e irá iniciar um processo de captação de investidores. Por conseguinte, existe a necessidade, por parte da gestão da companhia, em entender o valor de mercado do negócio. Os resultados obtidos em cada modelo serão analisados no intuito de confrontar as proposições de valor do empreendimento através de espectros diferentes.
Resumo
[en] This study presents the main business valuation methods in order to demonstrate how to value a SME in Brazil. That said, the most common valuation techniques, specifically, the accounting valuation, discounted cash-flow and the multiples approach are exposed step-by-step with the purpose of understanding the most suitable methodology for a small or medium-sized enterprise. Thus, this research introduces a case study of a family business acting in the wine industry in order to apply each valuation method. This small-medium company is seeking for a private investor to fund its new strategic plan, but first the directors need to understand the business s market value. The results achieved by each valuation model will be analysed and compared to provide a better understanding of the financial value through different outlooks.
Orientador(es)
MARCELO CABUS KLOTZLE
Banca
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO
Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE
Banca
MARCO ANTONIO OLIVEIRA
Catalogação
2018-06-25
Apresentação
2018-03-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34228@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34228@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34228
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF