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Título
[pt] OPORTUNIDADE DE EXPOSIÇÃO DE MARCA NO VOO LIVRE NO RIO DE JANEIRO

Título
[en] THE OPPORTUNITY FOR BRANDS EXPOSITION ON FLYING SPORTS IN RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] RENATO DE MELLO PRATES

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] VOO LIVRE

Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] FLYING SPORTS

Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Resumo
[pt] Este estudo teve como objetivo investigar o potencial impacto da exposição de uma marca comercial na área de esporte voo livre (asa-delta e parapente) sobre o comportamento do consumidor para, consequentemente, caracterizar as oportunidades e as vantagens de exposição de marcas desse esporte na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa qualitativa com 10 instrutores de voo livre, do clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL), bem como uma quantitativa com uma amostra de 99 praticantes ocasionais, moradores e turistas da cidade do Rio de Janeiro, potenciais consumidores. As pesquisas envolveram entrevistas semiestruturadas e uso de formulários com questões pré-estabelecidas, com foco na obtenção de dados que realçam ou não a oportunidade de negócio com a exposição de marca no esporte voo livre. Resultados revelaram que os entrevistados reconhecem o voo livre como área potencial para divulgação de marcas, e que faixa etária da adolescência aos 40 anos de idade, deve ser o foco principal do marketing.

Resumo
[en] The purpose of this study was to investigate the potential impact of a brand s exposition in the flying sports (hang-gliding and paragliding) area, especially on consumer behavior. Consequently, the study seeks to characterize the opportunities and advantages of such exposition in the city of Rio de Janeiro, Brazil. To achieve this goal, a qualitative research was conducted with 10 free flight instructors from the São Conrado de Voo Livre club (CSCVL), and a quantitative survey was made with a sample of 99 occasional practitioners, residents and tourists from the city of Rio de Janeiro, potential consumers. The surveys involved semi-structured interviews and use of forms with pre-established questions, focusing on obtaining data that highlight or not the business opportunity with brand exposure in the free-flying sport. Results revealed that respondents recognized free flight as a potential area for brand disclosure, and that teenage age at age 40 should be the main focus of marketing.

Orientador(es)
MARINA DE CASTRO FRID

Catalogação
2018-05-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33910@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33910@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33910


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