Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TEMPORIZAÇÃO EM ANIMAÇÃO: O INTERSTÍCIO ENTRE A TÉCNICA E O ESTILO

Título
[en] TIMING IN ANIMATION: THE INTERSTICE BETWEEN THE TECHNIQUE AND THE STYLE

Autor
[pt] DAVID MUSSEL DA SILVA

Vocabulário
[pt] ANIMACAO BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] ANIMACAO ECONOMICA

Vocabulário
[pt] MISE-EN-SCENE

Vocabulário
[pt] TEMPORIZACAO

Vocabulário
[en] BRAZILIAN ANIMATION

Vocabulário
[en] STYLIZED ANIMATION

Vocabulário
[en] MISE-EN-SCENE

Vocabulário
[en] TIMING

Resumo
[pt] O presente estudo analisa a aplicação da temporização de animação japonesa para TV nos filmes brasileiros que a utilizaram como recurso estético. Buscou-se, para tanto, mapear as diferentes aplicações de temporização por diferentes estúdios, que fizeram escola. Inicialmente, foi estudada a aplicação da temporização nos filmes de longa-metragem realizados pelo estúdio de Walt Disney, passando pelos curta-metragens da UPA e chegando até o trabalho para TV de Osamu Tezuka. A pesquisa tem como conceitos norteadores a Aura de Walter Benjamin, Legitimidade e Performance de Jean-Francois Lyotard, o estudo da mise-en-scéne no cinema por David Bordwell, e a atualização deste conceito para animação por Maureen Furniss. Com base no estudo prévio da temporização descrito no presente trabalho, pôde-se analisar três obras brasileiras de animação representativas quanto à aplicação da temporização japonesa, a saber: Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, e Menina, de Pedro Eboli. A análise dos filmes foi confrontada com as informações obtidas em entrevistas semi-estruturadas feita com os autores, a fim de conseguir um quadro mais completo do uso da temporização japonesa nesses filmes, das intenções nessas aplicações e dos resultados obtidos.

Resumo
[en] This study analyzes the applications of Japanese s TV animation timing in the Brazilian films that used it as a aesthetic tool. In order to do so, it was researched the different applications of timing from the Disney movies to UPA and Osamu Tezuka s TV series. The research has as a guilding concepts the Walter Benjamin s Aura, Lagitimacy and Performance of Jean-François Lyotard, the study of mise-en-scène in the cinema by David Bordwell, and the updating of this concept for animation by Maureen Furniss. Based on the previous study of the timing, it was possible to analyze three representative Brazilian animation movies regarding the application of Japanese timing, namely: Rio 2096, by Luiz Bolognesi, The Boy and the World, by Alê Abreu, and Menina, by Pedro Eboli. The analysis of the films was compared with the information obteained in semistructured interviews with the authors, in order to obtain a more complete picture of the use of the Japanese timing in these works, the intentions in these applications and the results.

Orientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Coorientador(es)
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES

Banca
MARIA CLAUDIA BOLSHAW

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES

Banca
ANTONIO CESAR FIALHO DE SOUSA

Catalogação
2018-05-03

Apresentação
2017-04-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33773@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33773@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33773


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO, APÊNDICES PDF