Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ACTIVE METHODS OF TEACHING AND LEARNING IN POSTGRADUATE MEDICAL COURSE IN PLASTIC SURGERY AT IVO PITANGUY INSTITUTE: AN INNOVATIVE PROPOSAL

Título
[pt] METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MÉDICA EM CIRURGIA PLÁSTICA DO INSTITUTO IVO PITANGUY: UMA PROPOSTA INOVADORA

Autor
[pt] RITA DE CÁSSIA VIANNA DE AZEVEDO BUENO DE PAIVA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA DE ENSINO

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA

Vocabulário
[pt] ENSINO INTERATIVO

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA

Vocabulário
[en] TEACHING METHODOLOGY

Vocabulário
[en] ACTIVE LEARNING

Vocabulário
[en] COMPETENCES

Resumo
[pt] Nas MAA existe o constante comprometimento com a formação de atitudes e valores, dentre eles a capacidade de comunicação, flexibilidade, respeito ao outro e tolerância. Estes preceitos resultam na valorização da relação médico-paciente promovendo maior vínculo e acolhimento. Este trabalho tem como propósito apresentar um modelo de Curso de Pré e Pós-operatório em Cirurgia Plástica para um programa de Pós-Graduação Médica fundamentado nas metodologias de aprendizagem ativa (MAA) e demonstrar que estes métodos são eficazes não apenas para o desenvolvimento da competência técnica, mas também para aprimorar as competências promotora, comunicadora, gestora e colaboradora, menos valorizadas na metodologia tradicional. Este Curso foi realizado no Instituto Ivo Pitanguy em agosto de 2016, e empregou os métodos TBL (Team-Based Learning), PBL (Problem-Based Learning), Círculo Socrático e Sociodrama. As competências promotora, comunicadora, gestora e colaboradora foram avaliadas através de testes discursivos realizados antes e após o Curso. A competência técnica foi avaliada através de teste objetivo ao término do Curso e esses resultados foram comparados aos do Curso realizado com a metodologia tradicional no ano anterior com o mesmo instrumento de avaliação. Os resultados demonstraram um aumento significativo nas competências técnica, promotora e comunicadora através da MAA. Não houve variação significativa nas competências colaboradora e gestora. Pode-se concluir que o emprego dessas metodologias foi de grande valia para o aprendizado teórico do discente, com ênfase para o desenvolvimento das competências comunicadora e promotora, competências estas elementares para o bom exercício da medicina.

Resumo
[en] There is an unwavering commitment at MAA in supporting attitudes and values such as communication skills, flexibility, respect for others, tolerance. These principles result in the appreciation of the doctor-patient relationship promoting greater bond and host. This project aims to present a model for a Pre and Postopperative course in Plastic Surgery for a Medical PostGraduate program based on active methods of teaching and learning and demonstrate that these methods are effective not only for the development of the technical competence but also to improve the promoter, communicator, manager and collaborative competences less valued in traditional methodology. This course was held at the Ivo Pitanguy Institute in August 2016 and employed the TBL (Team-Based Learning), PBL (Problem-Based Learning), Socratic Circle and Sociodrama methods. The promoter, communicator, collaborative and manager competences were evaluated through discursive tests performed before and after the course. Technical competence was assessed by objective test at the end of the course and these results were compared to the Course held with the traditional methodology in the previous year with the same evaluation tool. The results showed a significant increase in technical, promoter and communicator competences through MAA. There was no significant variation in collaborative and manager competences. It can be concluded that the use of these methods was of great value to the theoretical learning of the student, with emphasis on the development of communicator and promoter competences, elementary for good medical practice.

Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI

Catalogação
2018-04-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33682@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33682@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33682


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF