Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EMPATIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO

Autor
[pt] MARIA EDUARDA MAGALHÃES CASTRO

Vocabulário
[pt] GRADUACAO MEDICA

Vocabulário
[pt] TBL

Vocabulário
[pt] ESTUDANTE DE MEDICINA

Vocabulário
[pt] SOCIODRAMA

Vocabulário
[pt] EMPATIA

Resumo
[pt] A boa relação médico-paciente é de fundamental importância na adesão ao tratamento e consequente melhora nos desfechos clínicos. Baseia-se na competência comunicadora que tem, como principal pilar, o exercício da empatia. Essa, por sua vez, é uma habilidade multidimensional, com quatro aspectos principais: emocional, moral, cognitivo e comportamental e, portanto, passível de ser ensinada e desenvolvida. Diversos estudos apontam uma perda progressiva da empatia ao longo do curso de Medicina, cabendo à nós docentes e às instituições de ensino o papel de utilizar meios eficazes, alinhados à uma nova forma de construção do conhecimento, no intuito de formar médicos mais comprometidos com seus pacientes e com uma prática assistencial integralizada. Tendo como referência as metodologias de aprendizagem ativa, propomos o sociodrama como ferramenta de ensino, desenvolvimento e promoção da empatia, habilidade fundamental no estabelecimento de uma boa relação médico-paciente nos diversos ambientes e contextos do exercício profissional (atenção primária à saúde, saúde comunitária e familiar, consultórios, clínicas e hospitais), estendendo-se para além dos espaços físicos, criando vínculos de confiança mútua, impactando na adesão ao tratamento bem como nos desfechos clínicos.

Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI

Catalogação
2018-04-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33670@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33670


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF