Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] SOCIODRAMA UM DESAFIO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA

Autor
[pt] DALA KEZEN VIEIRA HARDMAN LEITE

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA

Vocabulário
[pt] SOCIODRAMA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA

Vocabulário
[pt] ENSINO INTERATIVO

Resumo
[pt] Nas últimas décadas, vários estudos sobre métodos de ensino-aprendizagem tem atraído e motivado os discentes e docentes. O Psicodrama e o Sociodrama são procedimentos sistematizados que utilizam recursos dramáticos com finalidades psicoterápicas ou pedagógicas, desenvolvido pelo Jacob Levy Moreno. Esse estudo teve como objetivos apresentar uma nova forma de transmitir o conhecimento (Metodologia de Aprendizagem Ativa) e comparar com o método Tradicional, além de avaliar as competências Promotora, Colaboradora, Comunicadora e Estudiosa. O presente estudo foi realizado com 84 ingressantes do curso de graduação da Medicina Veterinária - UNIFESO, disciplina de Fisiologia Animal. A integração dos participantes na escolha dos temas de infertilidade, tipos de metodologias, divisão dos grupos, apresentações dos trabalhos e preenchimento de questionário sobre cada apresentação foram realizadas em cinco etapas. Na avaliação dos alunos em relação ao trabalho em equipe (competência Colaboradora) de todos os grupos da Metodologia do Sociodrama a sua maioria foi pontuada como ótimo (53,74 por cento), e na metodologia Tradicional encontramos um percentual de ótimo em 32,30 por cento. Enquanto na metodologia Tradicional a classificação regular e ruim demonstrou um percentual alto. Quanto ao papel do aluno como médico-veterinário o sentimento (competência Promotora) que mais prevaleceu no Sociodrama foi o de confiança, já no Tradicional foram confiança e indiferença. A predominância dos sentimentos no papel do proprietário/ tratador foi de tristeza, sofrimento, confiança e dificuldade no Sociodrama e indiferença no Tradicional. Em todos os trabalhos apresentados do Sociodrama e do Tradicional os sentimentos mais relevantes encontrados foram respectivamente, aprendizado (64,22 por cento a 58,48 por cento), humanização (45,38 por cento a 16,14 por cento), motivação (21,92 por cento a 11,54 por cento), surpresa (18,86 por cento a 10, 00 por cento), entusiasmo (15,78 por cento a 6,92 por cento), curiosidade (15,74 por cento a 15, 40 por cento), indiferença (10,38 por cento a 16,52 por cento), tédio (4,22 por cento a 13,46 por cento), alegria (5,38 por cento a 4,60 por cento). Conclui-se que o Sociodrama confirmou a essência da metodologia, no qual a aprendizagem, qualidade do trabalho em equipe e a motivação superaram o método Tradicional. A técnica de representar, sinalizar e verbalizar sentimentos como tristeza, sofrimento, angústia, impotência, dificuldade e confiança possibilitou a transmissão de forma mais enriquecedora o prognóstico de infertilidade. A metodologia do Sociodrama é uma importante e promissora ferramenta na educação de alunos de graduação na Medicina Veterinária e nas áreas de Saúde.

Orientador(es)
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI

Catalogação
2018-04-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33666@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33666


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF