Título
[pt] O PODER DA ATITUDE DO CONSUMIDOR NA ERA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: DA IDENTIFICAÇÃO À REIVINDICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MOBILIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA DA SÉRIE SENSE8
Título
[en] THE POWER OF THE CONSUMER S ATTITUDE IN THE ERA OF MEDIA CONVERGENCE: IDENTIFICATION TO THE CLAIM: A CASE STUDY ON AUDIENCE MOBILIZATION IN THE SENSE8 SERIE
Autor
[pt] LEONARDO ALCANTARA
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[pt] SERIES DE TV
Vocabulário
[pt] CONVERGENCIA
Vocabulário
[pt] AUDIOVISUAL
Vocabulário
[pt] MIDIA
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Vocabulário
[en] TV SERIES
Vocabulário
[en] CONVERGENCE
Vocabulário
[en] AUDIOVISUAL
Vocabulário
[en] MEDIA
Resumo
[pt] A tecnologia criou uma nova dinâmica de consumo no mercado audiovisual, na qual as produções televisivas ganharam espaço e acesso em múltiplas plataformas de mídia. Este processo de convergência proporcionou o desenvolvimento de novos modelos narrativos e conferiu ao consumidor maior poder de decisão, o qual o tornou mais ativo e questionador; e permitiu, ainda, que o consumidor formasse estruturas coletivas próprias, assumindo, desta maneira, poder de barganha para fazer reivindicações às distribuidoras de conteúdo. Dentro deste contexto, o cancelamento de uma das séries da plataforma Netflix, em junho de 2017, gerou a mobilização da comunidade de fãs solicitando o retorno da trama, até que a empresa anunciasse a realização de um episódio especial, em atendimento a estes pedidos. Mediante a este cenário, o objetivo deste estudo é analisar os fatores que levaram a audiência a se envolver nesta mobilização em defesa da série.
Resumo
[en] Technology has created a new consumer dynamics in the audiovisual market, in which television productions have gained space and access to multiple media platforms. This convergence process has provided the development of new narrative models and has given the consumer greater decision-making power, which has made it more active and questioning; It has also enabled consumers to form their own collective structures, thereby assuming the bargaining power to make claims to content distributors. Within this context, the cancellation of one of the Netflix platform series, in June 2017, generated the mobilization of the fan community requesting the return of the plot, until the company announces the realization of a special episode, in attendance to these requests. Through this scenario, the objective of this study is to analyze the factors that led the audience to engage in this mobilization in defence of the series.
Orientador(es)
JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI
Catalogação
2018-04-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33658@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33658@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33658
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF