Título
[en] BEHAVIORS AND AFFECTIVE ANSWERS FROM LOW INCOME CONSUMERS TO CONSEQUENCES OF THE ECONOMIC CRISIS
Título
[pt] COMPORTAMENTOS E RESPOSTAS AFETIVAS DE CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A CONSEQUÊNCIAS DA CRISE ECONÔMICA
Autor
[pt] KAROLINNE DE ARRUDA GOLO PERES
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO
Vocabulário
[pt] RESPOSTAS AFETIVAS
Vocabulário
[pt] BAIXA RENDA
Vocabulário
[en] BEHAVIOR
Vocabulário
[en] AFFECTIVE ANSWERS
Vocabulário
[en] LOW-INCOME
Resumo
[pt] A crise econômica forçou consumidores de baixa renda, que haviam, em passado recente, conquistado padrões de consumo mais elevados, a mudar abruptamente o que compravam em supermercados. Itens e marcas que agora não mais fazem parte de sua cesta de compras tinham significados simbólicos
importantes. Deixar de consumi-los afetou autoestima e, em vários casos, a identidade social do consumidor, disparando respostas afetivas na maioria das vezes aversivas. Foram entrevistadas 12 pessoas, residentes no município de Japeri (RJ), que são responsáveis pelas compras em supermercados para seu domicílio. Todos os entrevistados tiveram que modificar seus padrões de compras e, de alguma forma, sentem-se constrangidos por não poder pagar por tudo que colocam em seus carrinhos ou pelo impacto que suas restrições têm
em sua imagem social.
Resumo
[en] The economical crisis has forced low income consumers, who had achieved more elevated patterns of consume in a recent past, to change abruptly what they bought in supermarkets. Itens and brands that are no longer part of their shopping basket had important symbolic meanings. Stopping consuming them affected consumers self esteem, and in many cases their social identity, triggering affective answers, most of the times negative. Twelve people who live in Japeri (RJ) and are responsible for supermarket shopping in their residences were interviewed. All the interviewees had to change their shopping patterns and somehow feel embarrassed for not being able to pay for everything they put in their carts or for the impact their restrictions have in their social image.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Catalogação
2018-04-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33628@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33628@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33628
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