Título
[pt] AMBIENTE ESPORTIVO E CUIDADO: REPERCUSSÕES NO AMADURECIMENTO PESSOAL
Título
[en] SPORTS ENVIRONMENT AND CARE: EFFECTS ON MATURATIONAL PROCESS
Autor
[pt] RENATA PARENTE GARCIA
Vocabulário
[pt] ADOLESCENCIA
Vocabulário
[pt] AMADURECIMENTO PESSOAL
Vocabulário
[pt] ESPORTE EDUCACAO
Vocabulário
[pt] CUIDADO
Vocabulário
[pt] AMBIENTE FACILITADOR
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[en] ADOLESCENCE
Vocabulário
[en] MATURATIONAL PROCESS
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL SPORTS
Vocabulário
[en] CARE
Vocabulário
[en] ENABLING ENVIRONMENT
Vocabulário
[en] CHILDHOOD
Resumo
[pt] O trabalho Ambiente esportivo e cuidado: repercussões no amadurecimento pessoal trata da facilitação ambiental ao processo de desenvolvimento do ser humano, proveniente de ações de cuidados advindas de fora do núcleo familiar. Tendo por base a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, com ênfase em seus conceitos de ambiente facilitador e cuidado, buscou-se evidenciar as possibilidades que um ambiente esportivo tem de contribuir positivamente para a vida de crianças e adolescentes. Para tanto, elegeu-se um projeto social esportivo cuja filosofia preza pela formação de cidadãs, e não de atletas. Foram, então, selecionadas dez ex-participantes de suas atividades esportivo-educativas que tenham passado, no mínimo, cinco anos frequentando o projeto, e que tenham seguido carreiras diversas da esportiva. Realizou- se, então, uma entrevista com roteiro oculto semiestruturado, abordando os temas: histórico no projeto social, motivos de entrada, de permanência e de saída, aprendizados e o ambiente esportivo-educacional. Constatou-se, em seus discursos, que apesar de valorizadas, as questões esportivas são menos enfatizadas do que aquelas concernentes ao ambiente relacional do projeto. Estas, por sua vez, motivaram sua permanência e são responsabilizadas pelos aprendizados que as entrevistadas relatam terem tido. São também enfatizadas as repercussões da participação no projeto fora das quadras, em sua autoestima e sentimento de empoderamento perante a vida, no relacionamento interpessoal (em casa, no trabalho, na faculdade) e em seu senso ético. Para fins de análise dos dados das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin.
Resumo
[en] The work Sports environment and care: effects on maturational process deals with environmental facilitation: from care actions arising outside of the family environment, to the human development process itself. Based on Winnicott s theory of personal maturation, with emphasis on the concepts of facilitating environment and care, it sought to highlight the possibilities through which a sporting environment can positively contribute to the lives of children and adolescents. To achieve this goal, a specific sports social project whose philosophy values the formation of citizens, not athletes, was analyzed. Then, ten former participants of the social project s sporting and educational activities, who have spent at least five years attending the project, and who have followed different careers rather than becoming professional athletes, were selected and submitted to a semi-structured interview, with hidden script, on the following themes: personal records and history within the social project; input on reasons for enrolling, staying and leaving the project; personal growth and learning; and the sports-educational environment. It was found in their answers that, although cherished, the sports issues are less stressed than those concerning the relational aspects of attending a sports-educational environment. Such relational aspects, in fact, led to the respondents permanence in the project and were, according to them, responsible for the learning that they report having had. The impact of participation in the project off-court is also emphasized, especially concerning their self-esteem and sense of empowerment towards life, interpersonal relationships (at home, at work, in college) and in their sense of ethics. To analyze the interview data, content analysis, as proposed by Laurence Bardin, was used.
Orientador(es)
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
Banca
CARLOS EDUARDO VEIGA DA SILVA
Catalogação
2018-04-02
Apresentação
2016-03-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33451@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33451
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF