Título
[pt] MUDANÇA ORGANIZACIONAL, CULTURA E FORMAÇÃO DE NOVAS EQUIPES: ANALISANDO O CASO DA AQUISIÇÃO DA LAMSON PELA ENERGY GLOBAL
Título
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE, CULTURE AND THE FORMATION OF NEW TEAMS: ANALYSING THE CASE OF THE ACQUISITION OF LAMSON BY ENERGY GLOBAL
Autor
[pt] CAROLINA DANTAS VELOSO DE ARAUJO
Vocabulário
[pt] INTEGRACAO
Vocabulário
[pt] NOVAS EQUIPES
Vocabulário
[pt] AQUISICAO
Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[en] INTEGRATION
Vocabulário
[en] NEW TEAMS
Vocabulário
[en] ACQUISITION
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CULTURE
Resumo
[pt] Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre o grau de integração cultural entre as empresas Energy Global e Lamson após o processo de aquisição da segunda empresa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso e uma pesquisa exploratória para analisar o processo de formação de novas equipes, assim como compreender a estratégia de integração adotada pela empresa adquirente. As entrevistas foram baseadas nos modelos de formação de equipes de Marks e Mirvis (1992), em que foram entrevistadas duas equipes com membros de ambas as empresas, e o modelo de Estratégias de Integração Cultural de Barros (2003), em que foi entrevistado um gerente de Recursos Humanos. Os resultados mostraram que as pessoas que vieram da mesma empresa que pertencem a mesma equipe, trabalham de forma integrada superior comparadas as pessoas que vieram de empresas diferentes e que trabalham na mesma equipe. Além disso, a estratégia de integração percebida na análise foi a de grau de mudança baixo da empresa adquirente e grau de mudança elevado para a empresa adquirida.
Resumo
[en] This work has the purpose to study the degree of cultural integration between the companies General Electric and Alstom after the acquisition process of the second company. In order to do so, a case study and an exploratory research were carried out to analyze the formation process of new teams, as well as to understand the integration strategy adopted by the acquiring company. The interviews were based on the team building model from Marks and Mirvis (1992), in which two teams were interviewed with members of both companies and the Cultural Integration Strategies model from Barros (2003), in which a Human Resources manager was interviewed. The results showed that people who came from the same company that belong to the same team, work in an integrated form superior than compared to people who came from different companies and who work in the same team. In addition, the integration strategy perceived in the analysis was that the degree of change of the acquirer company was low and the degree of change of the acquired company was high.
Orientador(es)
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Catalogação
2018-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33435@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33435@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33435
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF