Título
[pt] CONTROLE EXTERNO, PARTICIPAÇÃO E ACCOUNTABILITY: DILEMAS E DESAFIOS DA OUVIDORIA DAS UPPS
Título
[en] EXTERNAL CONTROL, PARTICIPATION AND ACCOUNTABILITY: DILEMMAS AND CHALLENGES OF THE OUVIDORIA DAS UPPS
Autor
[pt] JONAS PEREIRA ARAUJO
Vocabulário
[pt] PARTICIPACAO
Vocabulário
[pt] POLICIAMENTO COMUNITARIO
Vocabulário
[pt] UNIDADES DE POLICIA PACIFICADORA
Vocabulário
[pt] RESPONSABILIZACAO
Vocabulário
[pt] OUVIDORIA
Vocabulário
[en] PARTICIPATION
Vocabulário
[en] COMMUNITY POLICING
Vocabulário
[en] UNITS POLICE PACIFICATION
Vocabulário
[en] ACCOUNTABILITY
Vocabulário
[en] OMBUDSMAN
Resumo
[pt] O trabalho em tela tem como principal interesse analisar o funcionamento e as representações acerca do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria das UPPs. O ponto de partida da pesquisa foi verificar o quanto se confirmava ou não a expectativa da ouvidoria como um canal privilegiado de comunicação entre polícia e comunidade em favelas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). De modo geral, buscou-se compreender quais dificuldades os policiais envolvidos com a Ouvidoria das UPPs encontravam para a implementação de uma política de segurança pública que valorizasse ideias como participação e accountability – marcos ideológicos fundamentais para organizações policiais nas democracias modernas. Argumenta-se que, a despeito da expectativa de que ouvidorias devessem atuar no campo do controle externo, a Ouvidoria das UPPs devido uma série de características estruturais e do contexto de extrema violência armada nas favelas cariocas funciona basicamente como um serviço para realização de denúncias de crime organizado.
Resumo
[en] This work has as its main interest to analyze the performance and the representations around the job done by UPPs Ombudsman. The research s jump start was to verify if the expectations could be confirmed or not about the ombudsman as a privileged channel between the police and the community in the slums with the Pacifying Police Units (Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs). In an overall, it was tried to reach the understanding of which difficulties were found by the policeman involved with the UPPs Ombudsman, to implement a police of public security which appreciate ideas like participation and accountability – fundamental ideals for the police organizations in the modern democracies. It has been told that, despite of the expectation that the ombudsman should act in the external control field, the UPPs Ombudsman, due to a lot of structural characteristics and from the context of extreme weaponized violence in the carioca slums, it basically works as a service of reporting complaints of the organized crime.
Orientador(es)
FERNANDO CARDOSO LIMA NETO
Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES
Banca
JOAO TRAJANO DE LIMA SENTO SE
Banca
FERNANDO CARDOSO LIMA NETO
Catalogação
2018-03-21
Apresentação
2018-01-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33333@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33333@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33333
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF