Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] VALIDATION OF MODEL FOR STRUCTURAL ANALYSIS OF A KART S CHASSI

Título
[pt] VALIDAÇÃO DE MODELO PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE KART

Autor
[pt] RENAN FERREIRA FRAGA WANDERLEY

Vocabulário
[pt] SIMULACAO

Vocabulário
[pt] KART

Vocabulário
[pt] RIGIDEZ

Vocabulário
[pt] MATRIZ

Vocabulário
[pt] SOLIDWORKS

Vocabulário
[pt] MATLAB

Vocabulário
[en] SIMULATION

Vocabulário
[en] KART

Vocabulário
[en] STIFFNESS

Vocabulário
[en] MATRIX

Vocabulário
[en] SOLIDWORKS

Vocabulário
[en] MATLAB

Resumo
[pt] De forma geral o kart possui bastante semelhança com um carro comum, contudo seu funcionamento é muito diferente. O kart não possui nem suspensões nem diferencial e por isso, ao entrar em uma curva, o chassi torce e deforma para que não haja arrastamento das rodas e com isso seja capaz de completar a curva. Portanto, é relevante estudar a estrutura do kart para que seja possível analisar seu comportamento e buscar melhorias para esta, de forma a aumentar seu desempenho em pista. Este trabalho propõe uma metodologia com o auxílio de dois softwares, SOLIDWORKS e MATLAB, para obter a matriz de rigidez do chassi através de simulações e testes. Com esta matriz consegue-se determinar os deslocamentos resultantes de quaisquer esforços que sejam aplicados em determinados pontos (juntas) da estrutura. Este método foi validado a partir de comparações com a solução analítica de diversos problemas. Assim, foi possível simular situações reais que ocorrem com o kart durante uma corrida como frenagem, aceleração e as deformações resultantes da realização de curvas. Utilizou-se o software para aplicar esforços referentes à transferência de carga que ocorre com veículos durante seu movimento. Ao estudar o comportamento da estrutura, com a aplicação dos esforços de transferência de carga, durante uma curva, foram verificados alguns comportamentos típicos de situações de corrida, como por exemplo, a perda de contato da roda traseira com o solo.

Resumo
[en] Generally a kart has a lot of similarity with an ordinary car, however, it s functioning is very different. The kart has neither suspension nor differential, that s why when it enters a curve the chassis twists and deforms so that the tire doesn t drag and it can be able to make the curve. Therefore, the study of the structure of a kart is relevant so that can be possible to analyze its behavior and search improvements for it and finally increase its performance on the track. This report proposes a methodology with the aid of two softwares, SOLIDWORKS and MATLAB, to obtain the stiffness matrix of the chassis through simulations and tests. With this matrix it s possible to determine the displacements resulting from any forces applied to determined points (joints) of the structure. This method was validated from comparisons with the analytical solution of several problems. Therefore, it was possible to simulate real situations that occur with the kart during a race like breaking, acceleration and the deformations resulting the making of a curve. The software was used to apply forces referring to the weight transfer that occur in vehicles during its movement. Due to the study of the structure s behavior, with the application of forces referring to the weight transfer, during a curve, it was verified some typical behavior in a race, like for example, the loss of contact between the tire and the ground.

Orientador(es)
MAURO SPERANZA NETO

Coorientador(es)
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE

Catalogação
2018-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33244@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33244@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33244


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