Título
[pt] A HORA DO BANHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A SUTILEZA DA FALA, DO OLHAR E DO TOQUE NOS CUIDADOS COTIDIANOS
Autor
[pt] PATRICIA CORREIA DE ARAUJO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] ROTINA DO BANHO
Vocabulário
[pt] BANHO
Vocabulário
[pt] HIGIENE DO BEBE
Vocabulário
[pt] HIGIENE
Resumo
[pt] Esta pesquisa é um estudo de caso sobre a prática do banho em crianças de zero a um ano e quatro meses, matriculadas em Berçário I, em uma creche-escola privada, localizada no bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O objetivo foi descrever, analisar e discutir, com base nos textos de Judith Falk e outros autores, o momento do banho das crianças (meninos e meninas) no contexto de relações entre as profissionais. A metodologia empregada foi a observação, conversas informais com as profissionais e registros no diário de campo, tendo em vista não poder fazer registro de imagem das crianças, seja ela fotográfica ou fílmica. O enfoque dado à pesquisa está centrado nas observações das crianças, por meio das quais analisa-se a recepção do cuidado, na relação interativa.
Orientador(es)
SILVIA NELI FALCAO BARBOSA
Catalogação
2018-02-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33100@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33100
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF