Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM EMPRESAS DE SERVIÇOS: PROPOSIÇÃO DE INDICADORES E MÉTRICAS

Título
[en] MONITORING AND EVALUATION OF MARKETING RELATIONSHIP PROGRAMS IN SERVICE COMPANIES: PROPOSITION OF INDICATORS AND METRICS

Autor
[pt] CRISTIANA VALENTE MENESES

Vocabulário
[pt] METROLOGIA

Vocabulário
[pt] AHP-TOPSIS

Vocabulário
[pt] METODO MULTICRITERIO DE APOIO A DECISAO

Vocabulário
[pt] INDICADORES E METRICAS

Vocabulário
[pt] MONITORAMENTO E AVALIACAO

Vocabulário
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO

Vocabulário
[en] METROLOGY

Vocabulário
[en] AHP- TOPSIS

Vocabulário
[en] MULTI-CRITERIA DECISION MAKING

Vocabulário
[en] INDICATORS AND METRICS

Vocabulário
[en] MONITORING AND EVALUATION

Vocabulário
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP

Resumo
[pt] A disciplina de marketing vem passando por grandes mudanças, tanto no âmbito acadêmico, quanto na prática das empresas e organizações em geral. Essas mudanças vêm ocorrendo mais especificamente na área de marketing de relacionamento, cujo enfoque é a construção de relações e laços entre a organização, seus clientes e demais partes interessadas, na busca da melhoria desta interação, segundo uma visão de longo prazo, na qual há benefícios mútuos. O objetivo geral da dissertação é propor um modelo de monitoramento e avaliação (MA) de programas de marketing de relacionamento implementados por empresas de serviços, com o auxílio de métodos multicritério de apoio à decisão. A pesquisa pode ser considerada aplicada, descritiva e metodológica. Quanto aos meios de investigação, a metodologia compreendeu pesquisa bibliográfica e documental; construção de um quadro lógico de programas de marketing de relacionamento para a posterior proposição de indicadores candidatos e respectivas métricas; emprego de um método híbrido de apoio à decisão – método analítico hierárquico (AHP) para definição dos pesos dos critérios classificatórios e o método TOPSIS para seleção e hierarquização dos indicadores propostos; e desenvolvimento de um estudo empírico realizado no âmbito do Programa Cliente Light Tem Mais , iniciativa de marketing de relacionamento da empresa Light SESA, visando demonstrar a aplicabilidade do modelo. Destacam-se como resultados um novo modelo de monitoramento e avaliação de programas de marketing de relacionamento no setor de serviços; a ferramenta de seleção e classificação de indicadores; e um conjunto consistente de indicadores de MA, visando à melhoria contínua de programas de marketing de relacionamento de empresas de serviços.

Resumo
[en] The discipline of marketing has undergone great changes, both in the academic field and in the practice of companies and organizations in general. From the perspective of a long-term vision in which relationships and strong ties between the organization and its clients and other stakeholders lead to mutual benefits, these changes have been occurring more specifically in the area of relationship marketing. This dissertation aims to propose a model for monitoring and evaluating (ME) programs of relationship marketing carried out by service companies, with the support of multiple criteria decision-making methods. The research can be considered applied, descriptive and methodological. The methodology encompasses bibliographical and documentary research; design of a logical framework to propose candidate indicators and metrics for monitoring and evaluating relationship marketing programs; and application of a hybrid decision support method - hierarchical analytical method (AHP), for defining the weights of the classification criteria, and the TOPSIS method for selecting and ranking the candidate indicators. Aiming to demonstrate the applicability of this ME model in the context of a service company, an empirical study focusing on the Program Cliente Light Tem Mais – a relationship marketing initiative of Light SESA – was carried out during the applied phase of this research. As main results of this research, we can highlight a monitoring and evaluation model designed for relationship marketing programs in the service sector; the tool for selecting and ranking ME indicators and respective metrics; and a consistent set of ME indicators, aiming at the continuous improvement of relationship marketing programs of companies in the service sector.

Orientador(es)
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA

Banca
CARLOS AUGUSTO CALDAS DE MORAES

Banca
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA

Banca
IRENE RAGUENET TROCCOLI

Banca
RODRIGO FLORA CALILI

Catalogação
2018-02-23

Apresentação
2017-09-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33097@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33097@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33097


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF