Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE UM ÔNIBUS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL PELO MÉTODO DE MULTIZONA (OU FRONTEIRA MÓVEL)

Título
[en] SIZING OF HEAT EXCHANGERS OF A SYSTEM OF AIR CONDITIONING OF A BUS WITH LOW ENVIRONMENTAL IMPACT BY THE MULTIZONE (OR MOVING BOUNDARY) METHOD

Autor
[pt] FERNANDO LINS VIDAL NETO

Vocabulário
[pt] REFRIGERACAO

Vocabulário
[pt] CONDENSADOR MICROCANAIS

Vocabulário
[pt] EVAPORADOR PLACAS

Vocabulário
[pt] HFO-1234YF

Vocabulário
[pt] MULTIZONA

Vocabulário
[pt] FRONTEIRA MOVEL

Vocabulário
[pt] NANOFLUIDO

Vocabulário
[en] REFRIGERATION

Vocabulário
[en] CAPACITOR PLATES

Vocabulário
[en] EVAPORATOR MICROCHANNEL

Vocabulário
[en] HFO-1234YF

Vocabulário
[en] MULTIZONE

Vocabulário
[en] MOBILE BORDER

Vocabulário
[en] NANOFLUID

Resumo
[pt] O presente trabalho projeta um sistema de climatização de um ônibus urbano com um fluído refrigerante da quarta geração, o HFO-1234yf, que possui menor impacto no ambiente quando comparado ao usado atualmente, o R-134a. Pela leve flamabilidade do novo fluído, propõe-se um novo tipo de configuração do sistema, um sistema de refrigeração indireta, onde se utiliza outro fluído em um ciclo de refrigeração secundário que circulará por todo ambiente do automóvel. Por segurança, o fluído HFO-1234yf fará seu ciclo dentro do motor para evitar incêndio na área interna do ônibus. O fluído secundário é um nanofluido que substitui a água gelada, normalmente utilizada em sistemas de refrigeração indireta, visando uma melhor condutividade térmica. O dimensionamento do sistema de condicionamento de ar será feito pelo método de fronteira móvel ou multizona, que leva em conta os diferentes estados que o fluído apresenta nas trocas de calor.

Resumo
[en] The present work designs an air conditioning system for an urban bus with a 4th generation refrigerant, HFO-1234yf, that has less impact on the environment when compared to the currently used, R-134a. Due to the light flammability of the new fluid, it s proposed a new type of system configuration, an indirect cooling system, where another fluid is used in a secondary cooling cycle that will circulate throughout the car environment. For safety the HFO-1234yf fluid will cycle inside the engine to prevent fire in the inner area of the bus. The secondary fluid will be a nanofluid that will replace the ice water, normally used in indirect cooling systems, aiming at a better thermal conductivity. The design of the air conditioning system will be done by the mobile frontier or multi-zone method, which takes into account the different states that the fluid presents in the heat exchangers.

Orientador(es)
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Catalogação
2018-02-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33068@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33068@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33068


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