Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION

Título
[pt] GEOMETRIA FRACTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor
[pt] VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO MATEMATICA

Vocabulário
[pt] FRACTAIS

Vocabulário
[pt] GEOMETRIA FRACTAL

Vocabulário
[pt] ENSINO BASICO

Vocabulário
[en] MATHEMATICS EDUCATION

Vocabulário
[en] FRACTALS

Vocabulário
[en] FRACTAL GEOMETRY

Vocabulário
[en] BASIC SCHOOL

Resumo
[pt] A geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa.

Resumo
[en] Fractal geometry is not a content usually addressed in basic education. This paper discusses this geometry with the purpose of disseminating and expanding knowledge about it, especially for teachers who work at this level of education. It begins with a brief history of the emergence of the fractals until its formal definition, exhibiting classic examples and a small biography of its creators. Then, we present a selection of mathematical contents of basic education that can, of course, be worked from this geometry. Some proposed activities that involve fractals and are suitable for applications at various levels of this school segment are also presented. Finally, the experience of one of the proposed activities in a 9th grade class of a public school in the city of Rio de Janeiro is portrayed. We believe that the beauty and visual appeal of fractals act as motivating and innovative elements for important themes in the basic education curriculum to be addressed in a more meaningful way.

Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
SINESIO PESCO

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS

Banca
ALESSANDRO GAIO CHIMENTON

Catalogação
2018-02-20

Apresentação
2017-09-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33036


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF