Título
[pt] DIAGNÓSTICO DA DEMORA NO PROCESSO DE PROTEÇÃO DE MARCA NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O MARKETING DAS EMPRESAS
Título
[en] THE DELAY IN THE PROCESS OF TRADEMARK PROTECTION IN BRAZIL AND ITS CONSEQUENCES FOR CORPORATE MARKETING
Autor
[pt] MARIA CLARA DIAS CARNEIRO DA CUNHA
Vocabulário
[pt] PROPRIEDADE INTELECTUAL
Vocabulário
[pt] MARKETING EMPRESARIAL
Vocabulário
[pt] MARCA
Vocabulário
[en] INTELLECTUAL PROPERTY
Vocabulário
[en] BUSINESS MARKETING
Vocabulário
[en] BRAND
Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo analisar a demora no processo de proteção de marcas no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) por dois conjuntos de atores importantes nesse processo: os escritórios de marcas e patentes que requerem o registro das marcas, representando seus clientes, pessoas físicas ou jurídicas, e o próprio INPI, órgão responsável pela efetiva proteção das marcas. Os problemas levantados a partir de entrevistas pessoais ou por e-mail foram compilados para que fosse possível ter uma visão global das barreiras e dificuldades encontradas em tal processo. Por fim, os problemas levantados foram analisados como possíveis barreiras ao marketing de empresas que procuram registrar suas marcas no Brasil e foram apresentadas propostas para a evitação e a mitigação desses problemas.
Resumo
[en] This work aims at analyzing the delay in the process of trademark protection in Brazil by INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual/ National Institute of Intellectual Property) by two sets of significant actors in such process: trademark and patent protection firms requesting trademark protection, representing their clients, individuals or entities, and the same INPI, the institute responsible for the actual trademark protection. The issues brought up from interviews made in person or by mail have been compiled in order to provide a global vision of the restrictions and difficulties found in this process. At last, such issues have been analyzed as potential restrictions for the marketing of companies attempting to register trademarks in Brazil and proposals for avoiding and mitigating such problems have been presented.
Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS
Catalogação
2018-01-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32828@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32828@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32828
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