Título
[pt] BRINQUEDO, CRIANÇA, CULTURA E CAPITALISMO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PEDAGÓGICO-POLÍTICAS
Autor
[pt] AMANDA DA SILVA HONÓRIO
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] BRINQUEDOS
Vocabulário
[pt] CAPITALISMO
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Resumo
[pt] O presente texto tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca das relações entre criança, brinquedo, cultura, mídias e capitalismo, dentro de uma esteira conceitual que leve em consideração a relação perene existente entre cultura, mídia e política – compreendida, para os fins deste artigo, como o conjunto de forças – econômicas, culturais e políticas – subjacentes ao status quo. As relações do homem com sua cultura se dão de modo que esta funcione como meio de os seres humanos afirmarem uma visão de mundo que os conduza a uma participação efetiva na ordem das coisas e isso, obviamente, se estende para as relações entre criança e brinquedo, configurando-as de algum modo. Utilizando o recurso da entrevista, o artigo investigar as diferenças e similitudes na percepção geral sobre a expressão cultural do brinquedo em diferentes classes sociais, correlacionado os achados de campo com as reflexões propostas ao longo dos capítulos.
Orientador(es)
CRISTINA LACLETTE PORTO
Catalogação
2018-01-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32776@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32776
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF