Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A TRAJETÓRIA PARTICIPATIVA DAS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM O QUE É SER ALUNO (A): UM DIÁLOGO SOBRE DO QUE SE CONSTITUI O TEMPO VIVIDO NA ESCOLA

Autor
[pt] BRUNELE ALMEIDA DE ARAÚJO

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] ROTINA PARTICIPATIVA

Vocabulário
[pt] TRANSICAO

Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Resumo
[pt] A presente investigação teve como objetivo analisar as relações e tensões entre o ser criança e ser aluno nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Ao longo da investigação, foi construída a argumentação de que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, na maioria das vezes, torna as crianças apenas alunos, enfileirados, não brincantes e focados no processo de alfabetização. Diante desta postura, surgem os questionamentos sobre ser criança no Ensino Fundamental, a conciliação do tempo do brincar e alfabetizar, como minimizar a insegurança e agitação dentro deste lugar desconhecido chamando escola, como garantir a voz das crianças participando da construção da Rotina. A obtenção dos dados para a pesquisa foi feita através da análise da prática pedagógica, em uma Escola Municipal na Rocinha (RJ), com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental formada por crianças que estão pela primeira vez vivenciando o ambiente escolar.

Orientador(es)
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA

Catalogação
2018-01-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32764@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32764


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF