Título
[pt] O LUGAR DA CRIANÇA NA ESCOLA: AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS E A BUSCA POR UMA PEDAGOGIA DA ESCUTA
Autor
[pt] TATIANE RIBEIRO SOBRINHO
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] PROTAGONISMO
Vocabulário
[pt] ESCUTA
Vocabulário
[pt] POTENCIA
Vocabulário
[pt] VISIBILIDADE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Resumo
[pt] Essa monografia tem como objetivo discutir o lugar da criança dentro da escola, revelando sua potência enquanto sujeito e afirmando o seu protagonismo no cotidiano da Educação Infantil. Através das relações entre infância e cultura e do brincar, buscou-se construir uma concepção de criança sujeito, que se apropria do meio em que vive e contribui para ele através de suas manifestações. A partir desta concepção, o texto apresenta a pedagogia da escuta como prática que procura tornar visível as aprendizagens das crianças, concedendo aos professores e também a escola, novos papeis e novas concepções. Dialogando com a prática e embasada em autores como Daniela Guimarães, Angela Borba, Vigotsky, William Corsaro e Carla Rinaldi, a monografia discute a importância do olhar sensível para as crianças.
Orientador(es)
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO
Catalogação
2018-01-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32752@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32752
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF