Título
[pt] MANIFESTAÇÕES INFANTIS NA ESCOLA ATRAVÉS DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA: EXPERIÊNCIAS DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO
Autor
[pt] DIANA LAURENT LEMOS
Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA
Vocabulário
[pt] MANIFESTACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] INTERACOES
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Resumo
[pt] Esta monografia apresenta uma pesquisa com crianças, que, através de fotografias e conversas, evidenciaram alguns aspectos da escola na qual estão inseridas. Através da perspectiva na qual as crianças são sujeitos ativos, produtores de cultura e portadores de direitos e de voz, o objetivo deste trabalho foi realizar uma experiência na qual as crianças também fossem pesquisadoras para, dessa forma, evidenciar suas manifestações. Verificou-se que elas são potentes, produtoras de cultura e dominam a lógica da instituição. A produção também configurou-se como uma experiência, pois produziu estranhamentos e encantamentos que permitiram uma reflexão sobre a própria prática da pesquisadora/professora/autora. Como resultado pode-se perceber que atitudes que permitem uma escuta responsável da infância podem gerar mudanças importantes dentro da Educação Infantil.
Orientador(es)
DENISE SAMPAIO GUSMAO
Catalogação
2018-01-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32724@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32724
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF