Título
[en] FOOTBALL AND CONSUMPTION: WHAT MOST MOTIVATES THE FANS OF THE BIGGEST CLUBS IN RIO TO CONSUME
Título
[pt] FUTEBOL E CONSUMO: O QUE MAIS MOTIVA OS TORCEDORES DOS GRANDES CLUBES CARIOCAS A CONSUMIR
Autor
[pt] JOAO VICTOR DE OLIVA PESTANA
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO
Vocabulário
[pt] TORCEDOR
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[en] MOTIVATION
Vocabulário
[en] FAN
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING
Vocabulário
[en] FOOTBALL
Resumo
[pt] O futebol é um dos esportes mais lucrativos do mundo. Entender o torcedor, utilizando-se do marketing esportivo, ajuda na expansão do consumo e na geração de receita. Desta forma, este estudo buscou identificar, em relação aos torcedores dos grandes clubes cariocas, o que os motiva ao consumo e, também, o que mais consomem e gostariam de consumir. Foram realizadas entrevistas com 8 torcedores, além de uma pesquisa quantitativa com 139 respondentes, utilizando-se uma amostra não probabilística e de conveniência. As principais constatações foram as de que o amor incondicional aos clubes é o que realmente motiva esses torcedores a consumir, além de que a camisa de jogo é o item mais consumido e de que produtos como as camisas retrô, agasalhos e adesão ao plano de sócio-torcedor estão entre os mais desejados.
Resumo
[en] Football is one of the most lucrative sports in the world. Understanding the fan, using sports marketing, helps in expanding consumption and generating revenue. In this way, this study tried to identify, in relation to the fans of the biggest clubs of Rio, what motivates them to the consumption and, also, what they consume more and would like to consume. Interviews were conducted with 8 fans, in addition to a quantitative survey with 139 respondents, using a non-probabilistic and convenience sample. The main findings were that unconditional love (passion) for the clubs is what really motivates these fans to consume, besides that the game shirt is the most consumed item and that products such as retro shirts, sweaters and membership plans are among the most desired.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2018-01-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32708@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32708@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32708
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF