Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FOOTBALL AND CONSUMPTION: WHAT MOST MOTIVATES THE FANS OF THE BIGGEST CLUBS IN RIO TO CONSUME

Título
[pt] FUTEBOL E CONSUMO: O QUE MAIS MOTIVA OS TORCEDORES DOS GRANDES CLUBES CARIOCAS A CONSUMIR

Autor
[pt] JOAO VICTOR DE OLIVA PESTANA

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO

Vocabulário
[pt] TORCEDOR

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO

Vocabulário
[pt] FUTEBOL

Vocabulário
[en] MOTIVATION

Vocabulário
[en] FAN

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING

Vocabulário
[en] FOOTBALL

Resumo
[pt] O futebol é um dos esportes mais lucrativos do mundo. Entender o torcedor, utilizando-se do marketing esportivo, ajuda na expansão do consumo e na geração de receita. Desta forma, este estudo buscou identificar, em relação aos torcedores dos grandes clubes cariocas, o que os motiva ao consumo e, também, o que mais consomem e gostariam de consumir. Foram realizadas entrevistas com 8 torcedores, além de uma pesquisa quantitativa com 139 respondentes, utilizando-se uma amostra não probabilística e de conveniência. As principais constatações foram as de que o amor incondicional aos clubes é o que realmente motiva esses torcedores a consumir, além de que a camisa de jogo é o item mais consumido e de que produtos como as camisas retrô, agasalhos e adesão ao plano de sócio-torcedor estão entre os mais desejados.

Resumo
[en] Football is one of the most lucrative sports in the world. Understanding the fan, using sports marketing, helps in expanding consumption and generating revenue. In this way, this study tried to identify, in relation to the fans of the biggest clubs of Rio, what motivates them to the consumption and, also, what they consume more and would like to consume. Interviews were conducted with 8 fans, in addition to a quantitative survey with 139 respondents, using a non-probabilistic and convenience sample. The main findings were that unconditional love (passion) for the clubs is what really motivates these fans to consume, besides that the game shirt is the most consumed item and that products such as retro shirts, sweaters and membership plans are among the most desired.

Orientador(es)
DANIEL KAMLOT

Catalogação
2018-01-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32708@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32708@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32708


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF