Título
[pt] HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS: POR UMA INFÂNCIA COM ARTE
Autor
[pt] ANA CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] REGGIO EMILIA
Vocabulário
[pt] ARTE E EDUCACAO
Vocabulário
[pt] MATERIAL NAO ESTRUTURADO
Vocabulário
[pt] FORMACAO CONTINUADA
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] ARTE
Resumo
[pt] A presente monografia destina-se a refletir sobre o quanto às concepções de infância mudaram ao longo dos anos e o quanto falar dessa criança contemporânea requer um olhar muito mais respeitoso as suas especificidades. No decorrer do trabalho o princípio estético é destrinchado a partir da abordagem de Reggio Emilia como possibilidade de uma educação de qualidade e comprometida com a expressividade da criança pequena. O uso do material não-estruturado durante processos de criação no cotidiano da Educação Infantil, também é um fio desse novelo que é finalizado com um relato baseado em algumas práticas inspiradas na arte educação e na abordagem Reggio Emilia,documentadas por fotografias. Trata-se de um trabalho construído pelas observações do cotidiano infantil que se solidifica em quatro aspectos, a criança enquanto ser ativo no processo de busca e construção de conhecimento, os materiais como linguagem e favorecedores de expressão e criatividade, a prática pedagógica como possibilidade revolucionária e a formação do professor dentro de todo esse processo.
Orientador(es)
ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES
Catalogação
2018-01-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32702@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32702
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF