Título
[pt] PATROCÍNIO DO TERCEIRO SETOR NO FUTEBOL BRASILEIRO
Título
[en] SPONSORSHIP OF THE THIRD SECTOR IN BRAZILIAN FOOTBALL
Autor
[pt] JOAO CID VARELA NERI MADEIRA
Vocabulário
[pt] PATROCINIO
Vocabulário
[pt] SEGUNDO SETOR
Vocabulário
[pt] GESTAO DO FUTEBOL
Vocabulário
[pt] TERCEIRO SETOR
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Vocabulário
[pt] ADMINISTRACAO
Vocabulário
[en] SPONSORSHIP
Vocabulário
[en] SECOND SECT
Vocabulário
[en] FOOTBALL MANAGEMENT
Vocabulário
[en] THIRD SECTOR
Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING
Vocabulário
[en] MANAGEMENT
Resumo
[pt] O futebol brasileiro vem apresentando grande avanço na sua gestão. Os
clubes estão cada vez mais preocupados em profissionalizar a administração. Um
dos grandes pilares dessa nova gestão é o investimento em marketing. Hoje, os
gestores buscam diversas novas estratégias de marketing para atrair recursos
para os clubes. Porém, o patrocínio master de camisa ainda é umas das maiores
fontes de renda. O Patrocínio pode ser feito tanto por grandes empresas privadas
que visam lucro, segundo setor, como por empresas sem fins lucrativos do terceiro
setor. Entretanto, o dinamismo e a forma rentabilização são diferentes. Este
trabalho tem como objeto de estudo analisar a viabilidade e rentabilidade de um
clube ser patrocinado por uma empresa do terceiro setor.
Resumo
[en] Brazilian football has shown great progress in its management, clubs are
increasingly worried about professionalizing management. And one of the great
pillars of this new management is the investment in marketing. Today managers
are looking for new marketing strategies to attract resources to clubs, but shirt
master sponsorship is still one of the largest sources of income. Sponsorship can
be done both by large private companies that aim to profit, second sector, and by
non-profit companies of the third sector, however the dynamism and the way
monetization are different. This study aims to analyze the viability and profitability
of a club sponsored by a third sector company.
Orientador(es)
MARCELA MELO AMORIM
Catalogação
2018-01-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32696@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32696@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32696
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