Título
[pt] O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EXPERIÊNCIA DA CASA REDONDA
Autor
[pt] TAMARA DE REZENDE MENDES PRADO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] CASA REDONDA
Vocabulário
[pt] ESPACO
Resumo
[pt] O objeto de estudo deste trabalho é o espaço na Educação Infantil entendido como espaço físico e espaço simbólico. Para tanto, está baseado na análise de textos oficiais que regulamentam a Educação Infantil e em pesquisa de campo feita na escola Casa Redonda (SP). Procurei examinar as relações que se estabelecem entre o espaço e as propostas pedagógicas e como estas se manifestam na materialidade da escola. A Casa Redonda aparece como uma experiência inovadora em Educação Infantil e alinhada com as ideias preconizadas nas leis, principalmente no que se refere a qualidade do espaço oferecido a infância. No primeiro capítulo apresento alguns documentos oficiais que regem a Educação Infantil brasileira e reflexões sobre o espaço significado em diálogo com a abordagem de Reggio Emilia. No segundo capítulo trago a apresentação da Casa Redonda.
Orientador(es)
SILVIA NELI FALCAO BARBOSA
Catalogação
2018-01-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32662@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32662
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF