Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ILUSTRAÇÃO INFANTIL COMO RECURSO NARRATIVO: INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA LEITURA DE HISTÓRIAS POR CRIANÇAS

Título
[es] LA ILUSTRACIÓN INTANTIL COMO RECURSO NARRATIVO: INFLUENCIA DE LAS IMÁGENES PARA LA LECTURA DE CUENTOS POR NIÑOS

Título
[en] STORYBOOKS ILLUSTRATION AS A NARRATIVE AFFORDANCE: THE INFLUENCE OF IMAGES FOR THE UNDERSTANDING OF STORIES BY CHILDREN

Autor
[pt] SILVINA RUTH CRENZEL

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] E-READER

Vocabulário
[pt] LIVRO ELETRONICO DIGITAL

Vocabulário
[pt] LIVRO INFANTIL

Vocabulário
[pt] DESENHO ANIMADO

Vocabulário
[pt] ANIMACAO

Vocabulário
[pt] ILUSTRACAO

Vocabulário
[es] DISENO

Vocabulário
[es] E-READER

Vocabulário
[es] LIBRO ELECTRONICO DIGITAL

Vocabulário
[es] LIBRO INFANTIL

Vocabulário
[es] DIBUJO ANIMADO

Vocabulário
[es] ANIMACION

Vocabulário
[es] ILUSTRACION

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] E-READER

Vocabulário
[en] ELECTRONIC BOOK

Vocabulário
[en] CHILDREN BOOK

Vocabulário
[en] CARTOON

Vocabulário
[en] ANIMATION

Vocabulário
[en] ILUSTRATION

Resumo
[pt] Esta Tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela triangulação de um método quantitativo e outro qualitativo que teve por objetivo detectar como a incorporação de animações interfere na compreensão de histórias por crianças. Desde o advento do livro infantil, este passou por inúmeras transformações conceituais e técnicas e evoluiu de gravuras e desenhos de linha a uma ampla gama de estilos. Hoje, livros infantis exibem milhões de cores e texturas diversas elaboradas com técnicas e recursos muito variados. No final do século XX, as mídias digitais interativas já configuravam um novo suporte para narrativas literárias. Acredita-se que possam promover um novo tipo de relacionamento entre o sujeito que as lê e as histórias que para ele se desvendam na medida em que interage com os conteúdos apresentados. No meio digital, as ilustrações, sempre presentes em contos infantis, ganham novos contornos: poderão contar com a animação. Com os livros eletrônicos digitais – e-readers – que hoje são realidade, as crianças passam a ter a possibilidade de explorar narrativas onde as imagens poderão ganhar movimento. Os resultados podem colaborar, com designers, escritores, ilustradores, pedagogos e docentes principalmente no esforço de estimular o prazer de ler no período que segue ao da alfabetização.

Resumo
[en] This Thesis presents the results of a research made by the triangulation of a qualitative and a quantitative method design try to find out how children may understand narrative content when stories are presented in different forms: as a traditional hard copy book and as an animated e-book in a digital platform such as an e-reader. Since the very first storybook for children, the illustrations that have always been included in such books have gone through many conceptual and technical changes and has evolved from simple line drawings do a wide range of styles. Today we see story books showing colors and textures created through various techniques and resources. Interactive digital media offer a new supporting structure for literary narrative and may provide the means to create a new kind of relationship involving the subject who reads and the unfolding stories as he interacts with the narrative content. In this media, illustration, which has always made part children of story books, acquires a new form, for there is a possibility to explore sensorial resources beyond those enhanced by verbal text and printed illustration and, thus, creates a new way to practice and develop the act of reading. The collected data and the research results can be used by designers, writers, illustrators, pedagogy professionals and school teachers as aiding tools in the effort to stimulate the pleasure of reading by small children after they have learned the alphabet and during the time they struggle to became fully literate.

Resumo
[es] Esta Tesis presenta los resultados de uma investigación realizada por triangulación de um método quantitativo y otro qualitativo que tuvo por objetivo detectar como la incorporación de animaciones interfiere em la compreensión de historias por niños. Desde que existe el libro infantil, ya pasó por inúmeras transformaciones conceptuales y técnicas y evolucionó de dibujos simples a uma ampla gama de estilos. Hoy, libros infantiles exhiben millones de colores y diversas texturas elaboradas con técnicas y recursos muy variados. Al final del siglo XX, los medios digitales interactivos ya configurabam un nuevo soporte para narrativas literárias. Se cree que este tipo de narrativa pueda promover nuevas formas de relacionamento entre el sujeito que las lee y las historias que se Le desvendam em la medida en que interacciona con los contenidos presentados. Em el medio digital, las ilustraciones, siempre presentes en cuentos infantiles, adquieren nuevos contornos: podrán contar com la animación. Con los libros eletrónicos digitales – e-readers – que soy hoy realidade, los ninõs pasaron a tener la posibilidad de explorar narrativas donde las imágenes podrán moverse. Los resultados pueden colaborar, com diseñadores, escritores, ilustradores, pedagogos y docentes, principalmente em lo que significa el esfuerzo de estimular el gusto por la lectura, el placer de leer, en los años posteriores al período de alfabetización.

Orientador(es)
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
JORGE LUIZ PINTO RODRIGUES

Catalogação
2018-01-09

Apresentação
2009-09-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32610


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF
ANEXOS PDF