Título
[pt] BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES: COMO ACONTECEM AS INTERAÇÕES DURANTE AS BRINCADEIRAS?
Autor
[pt] GRACIELLI BERLANDA DA SILVA
Vocabulário
[pt] BRINCADEIRA
Vocabulário
[pt] INTERACOES
Vocabulário
[pt] CRIANCAS
Resumo
[pt] Essa monografia tem o objetivo de pesquisar e analisar como acontecem as interações durante as brincadeiras no contexto da Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola de Educação Infantil localizada na zona sul do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada através da investigação sobre os registros diários produzidos no Caderno de Observações de Turma, no período de fevereiro a setembro de 2017. Partindo da análise desses registros do cotidiano de trabalho, foi construído um diálogo com autores que nos auxiliam na reflexão sobre o tema. Destacamos o pensamento de Vygotsky, Angela Borba, Maria Fernanda Nunes e Sonia Kramer como referencial desse estudo. O objetivo do estudo é investigar as interações que as brincadeiras proporcionam para as crianças e os fatores que favorecem essas interações. Dentre esses fatores que influenciam a experiência do brincar, são destacados: a prática pedagógica dos professores, a rotina de trabalho na educação infantil, a valorização das linguagens das artes e a organização do espaço.
Orientador(es)
ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPES
Catalogação
2018-01-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32596@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32596
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF