Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O QUE IMAGENS DIZEM PARA NÓS E SOBRE NÓS: COMPREENDENDO COMO OS MEUS ALUNOS E EU INTERAGIMOS COM IMAGENS

Título
[en] WHAT IMAGES TELL US AND ABOUT US: UNDERSTANDING HOW MY STUDENTS AND I INTERACT WITH IMAGES

Autor
[pt] TERESA CRISTINA GOMES DE CARVALHO

Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA

Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA DE SALA DE AULA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA

Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO VISUAL

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHY

Vocabulário
[en] CLASSROOM PEDAGOGY

Vocabulário
[en] EFL

Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] VISUAL LITERACY

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Resumo
[pt] Amplamente disponíveis em várias fontes on-line, imagens têm sido mais comumente utilizadas em sala de aula no ensino de inglês como língua estrangeira com a finalidade de enriquecer o aprendizado do idioma do que como um fim em si mesmo, levando-se em conta o seu potencial de possibilitar aos alunos ver seus significados intrínsecos (KARASTATHI, 2006). Por esta razão, professores de inglês como língua estrangeira podem e devem ser convidados a refletir sobre as razões pelas quais damos preferência a determinados tipos de imagens e como construímos significados durante as nossas interações com elas. Barthes afirma que o Punctum é um detalhe, um objeto parcial em uma imagem que atrai o nosso olhar e nos sensibiliza (1980:47). Portanto, neste estudo eu procuro entender as minhas próprias motivações por trás das minhas escolhas de determinadas imagens na sala de aula e quais detalhes em uma imagem me sensibilizam. Eu também procuro entender os significados construídos por um grupo de adolescentes alunos de inglês como língua estrangeira diante de imagens escolhidas por eles a partir de fontes on-line, assim como de que forma o Punctum emerge no discurso através dos textos produzidos por eles. Na minha tentativa de entender a minha própria prática e as interações dos meus alunos com imagens em sala de aula, eu recorro à Prática Exploratória (PE), uma forma de pesquisa por praticantes no ensino de línguas que objetiva integrar pesquisa, aprendizado e ensino (HANKS, 2015:2). Através da integração de uma pesquisa a uma atividade colaborativa em sala de aula, eu procuro obter um entendimento mais profundo de como fazemos as nossas escolhas e quais significados construímos através das nossas interações com imagens.

Resumo
[en] Images are easily available from various online sources. For this reason, they have been mainly used in EFL (English as a Foreign Language) classrooms as visual aids to enhance language learning rather than as objects in themselves with the potential for students to see their own inner meanings (KARASTATHI, 2016). In view of this, EFL teachers can and should reflect on the reasons why we like certain images and how meanings are constructed during our interactions with them. Barthes (1980) asserts that the Punctum is cTherefore, in this study, I seek to understand my own motivations behind my choices of photographs in the classroom and what details prick me. I also seek to understand what meanings a group of Brazilian adolescent EFL learners construct when given the opportunity to choose images available from online sources, as well as how the Punctum emerges in discourse through their own texts. In my attempt to understand my own practice and my students interactions with images in the classroom, I draw on Exploratory Practice (EP), a form of practitioner research in language education which aims to integrate research, learning and teaching. (HANKS, 2015:2). It is by integrating research into a collaborative class activity that I aim to gain a deeper understanding of how we choose images and what meanings we construct when interacting with them.

Orientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Catalogação
2018-01-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32561@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32561@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32561


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