Título
[pt] A PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES NAS COMUNICAÇÕES COM EMPRESAS
Título
[en] CONSUMER PREFERENCES WHEN COMMUNICATING WITH BUSINESSES
Autor
[pt] CAROLINA D ARCANCHY NOBREGA DE SOUZA
Vocabulário
[pt] CIBERCULTURA
Vocabulário
[pt] IMIGRANTE DIGITAL
Vocabulário
[pt] NATIVOS DIGITAIS
Vocabulário
[pt] CONVERGENCIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO CONSUMIDOR EMPRESA
Vocabulário
[en] CYBERCULTURE
Vocabulário
[en] DIGITAL IMMIGRANT
Vocabulário
[en] DIGITAL CONVERGENCE
Vocabulário
[en] DIGITAL CONVERGENCE
Vocabulário
[en] COMMUNICATION CONSUMER BUSINESS
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é entender as preferências dos consumidores brasileiros de idades variadas, nas classes A e B, em relação à comunicação com empresas, mantendo como principais focos de estudo: compra de produtos/agendamento de serviços e reclamações/resoluções de problemas.
Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória qualitativa no grupo em questão e seus resultados foram analisados sob o embasamento de três principais teorias: teoria dos nativos e imigrantes digitais, cibercultura e convergência digital. As principais conclusões foram: (1) a idade, surpreendentemente não influenciou nas preferências, (2) todo o grupo prefere iniciar comunicações com empresas via internet através de sistemas de mensagens síncronas e receber comunicações de empresas via internet através de sistemas de mensagens assíncronas, e (3) apenas no caso de emergências ou necessidades imediatas apareceu a preferência pelo canal telefônico.
Resumo
[en] The purpose of this study is to understand the preferences of Brazilian consumers, of different ages and within the A and B social classes, in relation to their communication with businesses, having as the primary focus of study: the purchase of products or scheduling of services and complaint or resolution of problems.
An exploratory-qualitative field research was done in order to investigate the premises with the group described above. The results were analysed under the following three theories: Digital Natives and Digital Immigrants, Cyberculture and Digital Convergence. The main conclusions were: (1) age difference was not identified as a factor influencing their preferences, (2) unanimously, the group preferred starting communications with businesses via the internet through synchronous message systems while at the same time, preferred businesses to communicate with them using asynchronous message systems, and (3) only in the case of emergencies or immediate necessity were consumers prepared to call the businesses.
Orientador(es)
MARINA DE CASTRO FRID
Catalogação
2018-01-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32524@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32524@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32524
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF