Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BRAND IDENTITY: A STUDY ABOUT HOW FASHION BRANDS USE RIO PRIDE IN THEIR POSITIONING

Título
[pt] IDENTIDADE DE MARCA: UM ESTUDO SOBRE COMO AS MARCAS DE MODA USAM O ORGULHO CARIOCA EM SEUS POSICIONAMENTOS

Autor
[pt] CAMILA ZEIN LOPES DA SILVA

Vocabulário
[pt] POSICIONAMENTO

Vocabulário
[pt] BRANDING TERRITORIAL

Vocabulário
[pt] ORGULHO CARIOCA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE DE MARCA

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[en] POSITIONING

Vocabulário
[en] TERRITORIAL BRANDING

Vocabulário
[en] CARIOCA PRIDE

Vocabulário
[en] BRAND IDENTITY

Vocabulário
[en] FASHION

Resumo
[pt] O presente trabalho visa compreender como as marcas de moda usam o orgulho carioca em seus posicionamentos. Para tal foram realizadas oito entrevistas qualitativas com executivos do mercado varejista de moda. A pesquisa identificou um caráter intuitivo na consolidação de uma identidade de marca com aspectos relacionados ao orgulho carioca que se refletem no posicionamento. O desejo pela internacionalização das marcas e por um aumento de visibilidade em nível nacional também foi observado nas entrevistas. Todavia, o estudo permitiu a percepção de uma tendência das marcas a buscarem se desvincular dos estereótipos cariocas criados sobre elas, e levarem atributos cariocas fora do comum para suas identidades.

Resumo
[en] This study aims to understand how fashion brands use the Carioca (Rio de Janeiro native s nickname) pride in their Marketing positioning. For this, eight qualitative interviews were conducted with executives who work for major local fashion brands. The survey identified an intuitive trend leading to the consolidation of a brand identity related to the Carioca pride, reflected in the positioning. The desire for internationalization and an increase in visibility at national level was also noticed in the interviews. However, the study indicates a tendency of the brands to seek to disassociate themselves from the most common Carioca stereotypes, and focus on attach peculiar Carioca attributes to their identities.

Orientador(es)
BARBARA PAGLIARI LEVY

Catalogação
2017-12-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32466@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32466@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32466


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF