Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] LUSCO-FUSCO: ALEGORIAS DE LUZ E SOMBRA EM PLATÃO E SARAMAGO

Título
[en] TWILIGHT: ALLEGORIES OF LIGHT AND SHADOWS IN PLATO AND SARAMAGO

Autor
[pt] LEANDRO DE BARROS GUIMARÃES

Vocabulário
[pt] ALEGORIA

Vocabulário
[pt] CAVERNA

Vocabulário
[pt] JOSE SARAMAGO

Vocabulário
[pt] PLATAO

Vocabulário
[pt] CEGUEIRA

Vocabulário
[en] ALLEGORY

Vocabulário
[en] CAVE

Vocabulário
[en] JOSE SARAMAGO

Vocabulário
[en] PLATO

Vocabulário
[en] BLINDNESS

Resumo
[pt] Pessoas presas a olhar imagens projetadas e chamando-as de realidade. O discurso alegórico atravessa o tempo e é presença constante em diversos momentos da história cultural. Este trabalho tem como objetivo analisar os pontos de toque e de distância entre a alegoria da caverna de Platão e Ensaio sobre a cegueira de José Saramago. Neste trabalho analiso as possíveis relações entre as alegorias, sustentado pelas aproximações entre literatura, história e filosofia. Me interessa revelar de que forma os autores se apropriam do recurso alegórico e de referências próximas para construir o sentido de seus pensamentos. O trabalho faz uso de referenciais propostos por Wolfgang Iser, através de seus atos de fingir, as definições de alegoria propostas por João Adolfo Hansen e Flávio Kothe, e dialoga com a obra de Luiz Costa Lima. Em Platão, para além da alegoria, analisa a questão do simulacro proposto por Gilles Deleuze e de que forma admite-se o discurso alegórico em uma teoria que pretende neutralizar a dobra da palavra. Em Saramago, analisarei de que forma a visão marxista de ideologia aparece nas situações narradas pelo autor no romance. Por fim, demonstro em que pontos o exposto em Ensaio sobre a cegueira admite a possibilidade de uma alegoria hermenêutica da caverna platônica.

Resumo
[en] Prisioners looking at projected images and calling them reality. The allegorical speech crosses the time and is a constant presence at different moments of the cultural history. This work aims to analyze the points of touch and distance between the Plato s cave and José Saramago Blindness. In this paper we analyze the possible relationship between allegories, supported by the similarities between literature, history and philosophy. I m interested in revealing how the authors appropriate the allegorical feature and nearby references to build the sense of their thoughts. The work makes use of reference proposed by Wolfgang Iser, through its pretending acts, the definitions of allegory proposed by João Adolfo Hansen and Flavius Kothe, and converses with the work of Luiz Costa Lima. In Plato, besides the allegory, it examines the question of the simulacrum proposed by Gilles Deleuze and how it is assumed the allegorical speech in a theory which aims to neutralize the words dubiety. In Saramago, analyze how the Marxist view of ideology appears in the situations narrated by the author. Finally, we show that the points set out in Blindness admits the possibility of a hermeneutic allegory of Plato s cave.

Orientador(es)
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER

Banca
ISABELA FERNANDES SOARES LEITE

Banca
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER

Catalogação
2017-12-21

Apresentação
2016-09-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32429@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32429@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32429


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF