Título
[pt] A DIRETIVIDADE E A INDIRETIVIDADE ANALISADAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA REFLEXIVA SOBRE TRAÇOS CULTURAIS SUBJETIVOS BRASILEIROS
Título
[en] DIRECTIVITY AND INDIRECT APPROACH IN THE EDUCATIONAL SCENARIO: A REFLEXIVE PROPOSAL ON BRAZILIAN CULTURAL TRAITS
Autor
[pt] LUCAS REZENDE ALMEIDA
Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO
Vocabulário
[pt] INDIRETIVIDADE
Vocabulário
[pt] DIRETIVIDADE
Vocabulário
[pt] PL2E
Vocabulário
[en] INTERCULTURAL STUDIES
Vocabulário
[en] INDIRECT
Vocabulário
[en] DIRECTIVITY
Vocabulário
[en] PL2E
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo revelar o fenômeno da diretividade/indiretividade no cenário da sala de aula, partindo do estereótipo social de sermos uma sociedade indireta e cordial (HOLANDA, 2006). Para isso, trabalhamos com diferentes autores interculturais que discutem este fenômeno cultural como Peterson (2004), Lewis (2006) e Hofstede (2010), além de apresentarmos os conceitos de ameaça à face desenvolvido por Goffman (1970) e seus seguidores. Através de um questionário respondido por alunos do nível inicial e médio de escolas públicas mineiras, desenvolvemos um estudo quantitativo de suas reações à cenários que impulsionariam a desenvolverem atitudes ora diretas ora indiretas. Concluímos que o professor age muito mais diretivamente no ensino inicial do que no ensino médio, enquanto que os alunos possuem uma atitude mais diretiva em ambos os níveis educacionais, o que nos revela uma posição diferente a levantada por alguns estudiosos da cultura brasileira.
Resumo
[en] This article aims to reveal the phenomenon of directivity / indirectness in the classroom scenario, starting from the social stereotype of being an indirect and cordial society (Holland, 2006). In order to achieve this objective, we work with different intercultural authors that discuss this cultural phenomenon as Peterson (2004), Lewis (2006) and Hofstede (2010), besides the concept of face developed by Goffman (1970) and his followers. Through a questionnaire answered by students from the initial and middle level of public schools in Minas Gerais, we developed a quantitative study of their reactions to the scenarios that would lead to the development directly or indirectly. We conclude that the teacher acts much more directly in the initial education than in the secondary education, while the students have a more directive attitude in both educational levels, which reveals a different position to that established by some scholars of Brazilian culture.
Catalogação
2017-12-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32291@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32291@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.32291
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF