Título
[pt] DE ZERINHO A CENTRO DE REFERÊNCIA: TRADIÇÕES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES NA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COLÉGIO PEDRO II
Título
[en] FROM ZERO TO REFERENCE CENTER: TRADITIONS, MEMORIES AND IDENTITIES IN THE IMPLANTATION OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN COLÉGIO PEDRO II
Autor
[pt] FERNANDA ALVES VENDAS
Vocabulário
[pt] COLEGIO PEDRO II
Vocabulário
[pt] CENTRO DE REFERENCIA EM EDUCACAO INFANTIL REALENGO
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL
Vocabulário
[pt] TRADICAO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[en] PEDRO II SCHOOL
Vocabulário
[en] REFERENCE CENTER ON EARLY CHILDHOOD EDUCATION REALENGO
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Vocabulário
[en] TRADITION
Vocabulário
[en] MEMORY
Resumo
[pt] O tema desta dissertação são as estratégias de transmissão da tradição e da memória desenvolvidas no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II. O objetivo deste trabalho foi pesquisar e analisar práticas docentes desta natureza, utilizadas durante o processo de implantação desta etapa de ensino, em uma instituição centenária, no período compreendido entre os anos de 2012 e 2016. Para refletir o conceito de memória foram escolhidos como referências teóricas Halbwacks (1990) e Pollak (1992), ajudando na compreensão da memória enquanto uma produção coletiva e social, de
inferência histórica. Benjamin (2012) ajuda a refletir a tradição enquanto um movimento histórico-cultural e em contínua reconstrução a partir de seus diferentes narradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como fontes entrevistas semiestruturadas com a gestão e com docentes que participaram
do processo, documentos institucionais e a observação do cotidiano escolar. A partir da análise foram identificadas ações pedagógicas que objetivaram a transmissão de tradições ao mesmo tempo em que se buscava a construção de uma identidade e de sentidos próprios da Educação Infantil em uma tradicional
instituição de Educação Básica no Brasil.
Resumo
[en] The theme of this dissertation is the transmission strategies of tradition and memory developed at the Reference Center on Early Childhood Education Realengo (CREIR) of Colégio Pedro II. The objective of this work was to research and analyze teaching practices of this nature, used during the implementation process of this stage, in a centennial institution, between the years of 2012 and 2016. To reflect the concept of memory were chosen as theoretical references Halbwacks (1990) and Pollak (1992), helping to understand memory as a collective and social production of historical inference. Benjamin (2012) helps
to reflect the tradition as a historical-cultural movement and in continuous reconstruction from its different narrators. This is a qualitative research that used as sources semi-structured interviews with the management and with teachers who participated in the process, institutional documents and the observation of school everyday. From the analysis, pedagogical actions were identified that aimed at the transmission of traditions at the same time as the search for the construction of an identity and of the proper meanings of Early Childhood Education in a traditional institution of Basic Education in Brazil.
Orientador(es)
PATRICIA COELHO DA COSTA
Banca
SONIA KRAMER
Banca
ARISTEO GONCALVES LEITE FILHO
Banca
PATRICIA COELHO DA COSTA
Catalogação
2017-12-05
Apresentação
2017-06-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32238@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32238
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF