Título
[en] BEYOND THE THEORY OF SPEECH ACTS: CONTEXT AND IDEOLOGY IN CHARGES IN THE TEACHING OF PORTUGUESE FOR FOREIGNERS
Título
[pt] PARA ALÉM DA TEORIA DOS ATOS DE FALA: CONTEXTO E IDEOLOGIA EM CHARGES NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Autor
[pt] TAISSA RUAS DE MEIRELLES BENITES
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] TEORIA DOS ATOS DE FALA
Vocabulário
[pt] PL2-E
Vocabulário
[pt] CONTEXTO
Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] THEORY OF SPEECH ACTS
Vocabulário
[en] PL2-E
Vocabulário
[en] CONTEXT
Vocabulário
[en] IDEOLOGY
Resumo
[pt] O presente estudo visa analisar um conjunto de interpretações de charges feitas por estudantes de PL2-E e, através da citada pesquisa qualitativa, avaliar a forma que as noções de ideologia e contexto influenciam na interpretação dos estudantes. As interpretações, de acordo com a teoria de atos de fala do autor John Austin, são atos perlocucionários. Como uma forma de expandir e tornar a análise das interpretações feitas pelos estudantes durante a pesquisa qualitativa mais confiável, a noção de contexto (Koch, 2002) e ideologia (Dijk, 1988) serão correlacionadas. Essas noções serão usadas como embasamento teórico/ guia na reflexão de como e em que medida a metodologia no ensino de PL2-E pode ser melhorada .
Resumo
[en] The present study aims at analyzing a set of interpretations of cartoons made by PL2-E students and, through the cited qualitative survey, analyze in what way the notions of ideology and context influence student s interpretation. The interpretations, according to Austins speech act theory, are perlocutionary acts.
As a way to expand and make the analysis of the interpretations made by students throughout the qualitative survey more reliable, the notion of context (Koch, 2002) and ideology (Dijk, 1998) are going to be correlated. These notions will be used as the mainstream/guide to the reflection on how and in what way PL2-E teaching methodology could be improved.
Orientador(es)
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
Catalogação
2017-12-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32220@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32220
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF