Título
[pt] MONITORIA DE INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-COLABORATIVA
Autor
[pt] GLEICE DE DIVITIIS
Vocabulário
[pt] LINGUA INGLESA
Vocabulário
[pt] PESQUISA CRITICA DE COLABORACAO
Vocabulário
[pt] MONITORIA
Resumo
[pt] A monitoria pode ser uma oportunidade para que o aluno aperfeiçoe e compartilhe os seus conhecimentos acerca de uma determinada disciplina com seus colegas. No entanto, muitas vezes, essa prática não gera reflexão e uma transformação interna de todos os envolvidos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta alguns resultados obtidos no programa de monitoria de Língua Inglesa, de uma faculdade localizada em um município do interior de São Paulo. A pesquisa crítica de colaboração foi aplicada, como metodologia, com o intuito de refletir criticamente acerca das atividades desenvolvidas. Nessa instituição, em particular, a monitoria de Inglês assume um papel de destaque, visto que 90 por cento dos estudantes afirmam não possuir conhecimentos prévios no idioma. A investigação está fundamentada nos pensamentos de Vygotsky (1989), Magalhães (1998, 2011, 2014), Freire (2008), Ninin (2011), Magalhães e Fidalgo (2010,2011), Oliveira e Magalhães (2011), Aguiar et al. (2014), Topping (2015), entre outros. Preliminarmente, contatou-se, após algumas discussões, um maior engajamento dos monitores no programa.
Catalogação
2017-11-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32177@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32177
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF