Título
[pt] A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: IMAGINÁRIOS EM TORNO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Autor
[pt] CARMEN TEREZINHA BAUMGARTNER
Autor
[pt] LEANDRO WALLACE MENEGOLO
Autor
[pt] VITOR EMANUEL SGUAREZI MARANGONI
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA
Vocabulário
[pt] CRENCA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Resumo
[pt] Este trabalho é o resultado de uma pesquisa na área da Linguística Aplicada, que estudou crenças sobre a docência da língua estrangeira. Um grupo de alunos iniciantes de um curso de licenciatura em Letras, de uma universidade pública, localizada na região Oeste do Paraná, as avaliou em um questionário. O objetivo foi refletir sobre essas crenças e quais suas implicações na formação acadêmica. A metodologia adotada classificou-se como pesquisa qualitativa, aplicada, exploratória e de campo. Analisando as crenças mais assumidas pelo grupo participante, concluiu-se que esses alunos estão em conformidade com as contribuições recentes da Linguística Aplicada, mesmo não tendo sido expostos a nenhuma delas no ambiente universitário, demonstrando a existência de uma conscientização acerca do que é ensinar e aprender uma língua estrangeira. Além disso, a maioria das crenças depositava em algo exterior ao indivíduo o crédito da responsabilidade pelo aprendizado da língua estrangeira.
Catalogação
2017-11-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32157@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32157
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF