Título
[pt] INVESTIGANDO A PRESENÇA DAS REFERÊNCIAS GRECO-LATINAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO
Autor
[pt] ALESSANDRA LELES ROCHA
Autor
[pt] MARIA MARTA CARRIJO DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA
Vocabulário
[pt] ESTUDOS CLASSICOS
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Resumo
[pt] Este trabalho relata a atividade de conclusão proposta pela disciplina PIPE 3 - Projeto Integrado de Práticas Educativas / Estudos Clássicos na Aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura, oferecida pelo curso de Letras, da Universidade Federal de Uberlândia. Tal atividade foi composta por três etapas, sendo estas uma visita a uma biblioteca de escola pública para levantamento de obras relacionadas à Literatura Greco-Latina; a análise de livros didáticos de Literatura e Português (Ensino Médio) em relação aos textos traduzidos ou adaptados a partir de obras gregas e latinas; e, entrevista com educadores de escola pública sobre o modo de elaboração do material de aula (complementar ao livro didático escolhido), quanto à utilização de textos referentes a algum gênero literário grego e/ou latino. Os resultados apontaram para uma série de fragilidades importantes no processo de construção linguística do aluno, dada a carência das bases greco-latinas para o aprendizado da Língua Portuguesa.
Catalogação
2017-11-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32079@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.32079
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF