Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS

Título
[pt] TECNOLOGIA DE AVIAÇÃO E REDES DE TRÁFEGO AÉREO

Autor
[pt] BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA AERONAUTICA

Vocabulário
[pt] EXPERIMENTOS CONTRAFACTUAIS

Vocabulário
[pt] ESCOLHA DISCRETA

Vocabulário
[pt] IMPACTO TECNOLOGICO

Vocabulário
[pt] REDE AEREAS

Vocabulário
[en] AIRLINE INDUSTRY

Vocabulário
[en] COUNTERFACTUAL EXPERIMENTS

Vocabulário
[en] DISCRETE CHOICE

Vocabulário
[en] TECHNOLOGICAL IMPACT

Vocabulário
[en] AIRLINE NETWORKS

Resumo
[pt] Esse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados.

Resumo
[en] This paper studies to what extent the development of new aircraft shapes airlines network structure. I argue that modern aircraft are more efficient and well suited to operate flights between smaller and less central cities, hence favoring the service of more markets in the periphery of the network. Using U.S. air traffic data, I employ a discrete choice framework to model airlines entry decisions and the subsequent aircraft choice to each market. Counterfactual experiments show that had aircraft technology ceased to improve in 1999, the air traffic network as a whole would be more centralized, airlines would be operating more hub-centered networks, reaching fewer cities, and serving fewer markets.

Orientador(es)
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA

Coorientador(es)
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA

Banca
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES

Banca
JOAO PAULO CORDEIRO DE NORONHA PESSOA

Catalogação
2017-11-09

Apresentação
2017-07-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31947


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF