Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL

Título
[en] DOES INFORMATION ON SCHOOL QUALITY AFFECT VOTING?: EVIDENCE FROM BRAZIL

Autor
[pt] MARINA VILLAS BOAS DIAS

Vocabulário
[pt] ACCOUNTABILITY ELEITORAL

Vocabulário
[pt] ELEICOES MUNICIPAIS

Vocabulário
[pt] QUALIDADE DAS ESCOLAS

Vocabulário
[en] ELECTORAL ACCOUNTABILITY

Vocabulário
[en] MUNICIPAL ELECTIONS

Vocabulário
[en] SCHOOL QUALITY

Resumo
[pt] Esse artigo examine se eleitores reagem a informação sobre a qualidade dos serviços públicos. Exploramos um experimento natural no Brasil, no qual divulgou-se uma medida objetiva de qualidade para algumas escolas públicas, mas não outras. Isso cria variação na quantidade de informação disponível dentro de um município. Para explorar essa variação, olhamos para locais de votação localizados em escolas municipais e comparamos resultados eleitorais em eleições municipais em grupos de eleitores informados e não informados, antes e depois da divulgação de informação. Os resultados indicam que, quando os eleitores recebem boas notícias, o apoio pelo incumbente aumenta. Para as escolas com pior desempenho em nossa amostra, divulgar informação sobre qualidade das escolas leva a uma redução na proporção de votos recebida pelo prefeito incumbente concorrendo a reeleição. Esses efeitos são maiores em municípios com menor cobertura de mídia local. Não há heterogeneidades interessantes com relação a escolaridade dos eleitores.

Resumo
[en] This paper examines if voters act upon information about the quality of public service delivery. We explore a natural experiment in Brazil, which provided an objective measure of quality for some public schools, but not others. This creates variation in the availability of information to voters about the quality of schools inside a municipality. To use this variation, we look at polling stations located in municipal schools and compare electoral outcomes in mayoral elections in informed and non-informed groups of voters, before and after the information release. We find that, when the information received by voters is good news, the support for the incumbent increases. For the worst performers in our sample, providing information about school quality implies a decrease in the vote-share of the incumbent. We find that these effects are stronger in municipalities without local radios and/or newspapers. We do not find relevant heterogeneities when decomposing our effects according to schooling.

Orientador(es)
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
GABRIEL LOPES DE ULYSSEA

Banca
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
VLADIMIR PINHEIRO PONCZEK

Catalogação
2017-10-20

Apresentação
2017-03-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31799


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF