Título
[en] POLITICS OF GOVERNMENT ADVERTISING: EVIDENCE FROM BRAZIL
Título
[pt] POLÍTICA E PROGANDA: EVIDÊNCIA DO BRASIL
Autor
[pt] BERNARDO BARBOZA RIBEIRO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA POLITICA
Vocabulário
[pt] POLITICA DE DISTRIBUICAO
Vocabulário
[pt] PROPAGANDA GOVERNAMENTAL
Vocabulário
[pt] ELEICAO PRESIDENCIAL
Vocabulário
[pt] RADIO
Vocabulário
[en] POLITICAL ECONOMY
Vocabulário
[en] DISTRIBUTIVE POLITICS
Vocabulário
[en] GOVERNMENT ADVERTISING
Vocabulário
[en] PRESIDENTIAL ELECTION
Vocabulário
[en] RADIO
Resumo
[pt] Usando uma base de dados inédita com informações sobre o gasto do governo federal brasileira com propaganda, nós lançamos luz sobre o comportamento de anunciantes do setor público a relação entre propaganda governamental e voto. Em particular, nós investigamos possíveis motivações políticas por trás da alocação do orçamento dedicado à propaganda governamental e seu impacto sobre voto. No espírito da literatura de distributive politics, primeiro nós calculamos a correlação entre gasto com anúncios por
entes públicos e votos no partido do governo no nível local. Em seguida, nós exploramos a variação exógena gerada pela cobertura de sinais de rádio para testar a hipótese de que o gasto com propaganda aumenta os votos recebidos pelo partido do governo. Nossos resultados sugerem que, ainda que resultados de eleições passadas prevêem onde no território o governo anuncia, os eleitores não parecem ser persuadidos pelos anúncios a votar em favor do partido no poder.
Resumo
[en] Using a unique data set of central government expenditure on advertising in Brazil, we shed light on the behavior of public advertisers and the relation between government ads and voting. In particular, we investigate political motivations behind the allocation of the advertisement budget by the federal government and its impacts on voting. Borrowing insights from the literature of distributive politics, we first correlate ad money and votes for the government s party on the local level. Next, we exploit plausible exogenous variation on radio signal coverage to test if money spent on ads turn into votes for the government s party. Our findings show that although past presidential election outcomes predict where in the territory the government
places ads, voters do not seem to be persuaded by those ads to favor the party in power.
Orientador(es)
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
Banca
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
Banca
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
Banca
RAPHAEL BOTTURA CORBI
Catalogação
2017-10-19
Apresentação
2017-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31792@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31792
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF