Título
[pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
Título
[en] THE AUTONOMY IN THE AREA OF ONLINE EDUCATION IN INTERACTIONAL PERSPECTIVE
Autor
[pt] MARILENE DA SILVA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Vocabulário
[pt] INTERFACE GRAFICA
Vocabulário
[pt] AUTONOMIA
Vocabulário
[pt] INTERATIVIDADE
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] GRAPHIC INTERFACE
Vocabulário
[en] AUTONOMY
Vocabulário
[en] INTERACTIVITY
Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta uma análise de possibilidades e limites no que se refere à promoção da autonomia do estudante do Curso de Especialização em Tecnologias em Educação - Lato Sensu (2006-2007), realizado na modalidade a distância, como projeto de parceria entre a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). A partir da análise da interface gráfica, dos conteúdos e dos registros documentais hospedados no ambiente virtual, foram investigados indicadores que denotam maior ou menor grau de autonomia dos estudantes no trato com os conteúdos específicos dos componentes curriculares e com a proposta metodológica em si, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos. Trazendo uma análise, em linhas gerais, da otimização dos recursos da Internet e sua utilização na aquisição de informações e conhecimentos, o trabalho pretende integrar-se ao conjunto das discussões científicas que vêm sendo realizadas acerca da integração das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Dessa maneira, visa contribuir para as reflexões sobre as potencialidades telemáticas aplicadas à educação, relacionados à autonomia e à interatividade dos estudantes. A interpretação dos dados, pautada na análise de conteúdo, possibilitou, ainda, a compreensão das especificidades metodológicas das propostas educacionais para o ensino a distância como elemento indicador de favorecimento da autonomia dos estudantes.
Resumo
[en] This paper presents an analysis of possibilities and limitations with regard to promoting the autonomy of the student of the Curso de Especialização em Tecnologias em Educação - Lato Sensu (2006-2007), carried out in the distance mode, as a partnership project between the Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio), the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), the Secretaria de Educação a Distância (SEED) and the Ministério da Educação e Cultura (MEC). From the analysis of the graphical interface, contents and the documental records hosted on the virtual environment, were investigated indicators which show greater or lesser degree of autonomy of the students in dealing with the specific content of the curriculum components and the proposed methodology in itself, as regards the acquisition of knowledge. Bringing an analysis, in general, of the optimization of the resources of the Internet and its use in the acquisition of information and knowledge, the work seeks to integrate itself to all the scientific discussions being held about the integration of information and communication technologies in teacher education. Thus, it aims to contribute to the reflections about the telematic potentials applied to education, regarding the autonomy and interactivity of the students. The interpretation of data, based on analysis of content, has also the understanding of the specific methodology of educational proposals for distance education as an indicator of favoring the autonomy of students.
Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
STELLA CECILIA DUARTE SEGENREICH
Banca
STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
Catalogação
2017-09-29
Apresentação
2009-06-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31590
Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF