Título
[en] PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
Título
[pt] RISCO PERCEBIDO E ORIENTAÇÃO PARA COMPRAS: UM ESTUDO EMPÍRICO EM VAREJO MULTICANAL
Autor
[pt] FELIPE ANDRADE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] VAREJO MULTICANAL
Vocabulário
[pt] ORIENTACAO PARA COMPRAS
Vocabulário
[pt] RISCO PERCEBIDO
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] MULTICHANNEL RETAIL
Vocabulário
[en] SHOPPING ORIENTATION
Vocabulário
[en] PERCEIVED RISK
Resumo
[pt] Diversos estudos sobre risco percebido em compras online têm sido realizados, porém poucas foram as pesquisas que compararam a percepção de risco do consumidor entre canais distintos de uma mesma empresa de varejo. Da mesma forma, também são poucos os estudos encontrados na literatura que
consideram o efeito da orientação para compras sobre a propensão do consumidor realizar compras online. Nesta pesquisa, conduziu-se um survey em uma amostra de 397 consumidores de um grande varejista multicanal, para mensurar a percepção de risco e a orientação de compra predominante em decisões de compra que privilegiam um dos canais disponibilizados pela empresa – Internet ou suas lojas físicas. Os resultados obtidos sugerem que o risco de desempenho e a orientação por conveniência são predominantes para a escolha do canal utilizado para a busca de informações, enquanto que os riscos de tempo, psicológico e financeiro são relevantes para a escolha, pelo consumidor, do canal em que será
efetuada a transação de compra. Os consumidores que buscam informações no canal online, mas efetivam a compra na loja física, parecem perceber risco financeiro e risco de tempo (ou de conveniência) mais elevados do que os consumidores que privilegiam a loja online para essas duas etapas do processo de
compra. Os consumidores que buscam informações na loja física, mas preferem efetuar a transação na loja online, parecem perceber maior risco de desempenho, sendo orientados mais por recreação do que os consumidores que tanto buscam informações quanto efetuam a transação no canal online.
Resumo
[en] Many studies on perceived risk in online shopping has been made, but few of them compared the consumer s risk perception between different channels of the same multichannel company. Similarly, there are few studies in literature that consider the effect of shopping orientation on the propensity of consumers to
make purchases online. In this study, a survey was performed in a sample of 397 consumers of a large multichannel retailer, to measure the predominant risk perception and purchase orientation in purchasing decisions that decide the choice of one of the channels offered by the company - Internet or their physical stores. The results suggest that the performance risk and convenience orientation are predominant in the choice of channel used for information search, while the time, psychological and financial risks are relevant to make a purchase. Consumers who seek information on the online store but buy in physical store seem to perceive higher financial and time risks (or convenience) than those consumers who prefer to use the online channel for these two buying process stages. Consumers who seek information on the physical store prefer to complete the transaction online store seem to realize higher performance risk and are more
recreational oriented than consumers who seek information and buy the product on the online store.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Banca
VALDECY FARIA LEITE
Catalogação
2017-09-26
Apresentação
2009-12-17
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31559
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