Título
[pt] FRUSTUM CULLING HÍBRIDO UTILIZANDO CPU E GPU
Título
[en] HYBRID FRUSTUM CULLING USING CPU AND GPU
Autor
[pt] EDUARDO TELLES CARLOS
Vocabulário
[pt] GPGPU
Vocabulário
[pt] PRIMITIVAS GPU
Vocabulário
[pt] DESCARTES DE VOLUMES ENVOLVENTES
Vocabulário
[pt] ALGORITMOS DE VISUALIZACAO
Vocabulário
[en] GPGPU
Vocabulário
[en] GPU PRIMITIVES
Vocabulário
[en] FRUSTUM CULLING
Vocabulário
[en] VISUALIZATION ALGORITHMS
Resumo
[pt] Um dos problemas mais antigos da computação gráfica tem sido a determinação de visibilidade. Vários algoritmos têm sido desenvolvidos para viabilizar modelos cada vez maiores e detalhados. Dentre estes algoritmos, destaca-se o frustum culling, cujo papel é remover objetos que não sejam visíveis ao observador. Esse algoritmo, muito comum em várias aplicações, vem sofrendo melhorias ao longo dos anos, a fim de acelerar ainda mais a sua execução. Apesar de ser tratado como um problema bem resolvido na computação gráfica, alguns pontos ainda podem ser aperfeiçoados, e novas formas de descarte desenvolvidas. No que se refere aos modelos massivos, necessita-se de algoritmos de alta performance, pois a quantidade de cálculos aumenta significativamente. Este trabalho objetiva avaliar o algoritmo de frustum culling e suas otimizações, com o propósito de obter o melhor algoritmo possível implementado em CPU, além de analisar a influência de cada uma de suas partes em modelos massivos. Com base nessa análise, novas técnicas de frustum culling serão desenvolvidas, utilizando o poder computacional da GPU (Graphics Processing Unit), e comparadas com o resultado obtido apenas pela CPU. Como resultado, será proposta uma forma de frustum culling híbrido, que tentará aproveitar o melhor da
CPU e da GPU.
Resumo
[en] The definition of visibility is a classical problem in Computer Graphics. Several algorithms have been developed to enable the visualization of huge and complex models. Among these algorithms, the frustum culling, which plays an important role in this area, is used to remove invisible objects by the observer. Besides being very usual in applications, this algorithm has been improved in order to accelerate its execution. Although being treated as a well-solved problem in Computer Graphics, some points can be enhanced yet, and new forms of culling may be disclosed as well. In massive models, for example, algorithms of high performance are required, since the calculus arises considerably. This work analyses the frustum culling algorithm and its optimizations, aiming to obtain the state-of-the-art algorithm implemented in CPU, as well as explains the influence of each of its steps in massive models. Based on this analysis, new GPU (Graphics Processing Unit) based frustum culling techniques will be developed and compared with the ones using only CPU. As a result, a hybrid frustum culling will be proposed, in order to achieve the best of CPU and GPU processing.
Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Coorientador(es)
MARCELO GATTASS
Banca
MARCELO GATTASS
Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
RODRIGO PENTEADO R DE TOLEDO
Catalogação
2017-09-15
Apresentação
2009-04-03
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31453@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31453
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