Título
[pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
Título
[en] THE INCAPACITY TO PLAY IN PSYCHOANALYTIC CLINIC WITH CHILDREN
Autor
[pt] SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] REVERIE
Vocabulário
[pt] HOLDING
Vocabulário
[pt] PSICANALISE
Vocabulário
[en] CHILD
Vocabulário
[en] REVERIE
Vocabulário
[en] HOLDING
Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS
Resumo
[pt] Nesta dissertação procuramos investigar a incapacidade de brincar observada na clínica com crianças. Através da obra de Winnicott refletimos sobre o lugar do brincar para a psicanálise e sua relevância para o desenvolvimento emocional primitivo saudável. Em um paralelo com a obra de Wilfred Bion, apontamos a similaridade entre pensar e brincar enquanto capacidades pré-simbólicas, desenvolvidas nos primórdios da vida a partir da relação com o ambiente, principalmente pelas funções denominadas holding e rêverie. Ressaltamos a importância do lugar do analista diante das dificuldades na formação do espaço transicional, a partir de uma postura de analista suficientemente bom.
Resumo
[en] In this dissertation we will discuss the children s inability to play observed in a clinic. Through Winnicott s work, we can reflect on the importance of playing for psychoanalysis and its relevance to healthy primitive emotional development. Parallel Wilfred Bion s work, we point out the similarities between thinking and playing as pre-symbolic capacities, developed from the relation with the environment in the beginnings of life, mainly by the functions denominated holding and rêverie. The importance of the analyst s place facing difficulties in the formation of the transitional space, from a sufficiently good analyst posture.
Orientador(es)
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG
Banca
SARA ANGELA KISLANOV
Banca
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG
Banca
MARCIA CRISTINA NEVES MERQUIOR
Catalogação
2017-09-13
Apresentação
2017-03-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31429
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF