Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS

Título
[en] THE INCAPACITY TO PLAY IN PSYCHOANALYTIC CLINIC WITH CHILDREN

Autor
[pt] SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] REVERIE

Vocabulário
[pt] HOLDING

Vocabulário
[pt] PSICANALISE

Vocabulário
[en] CHILD

Vocabulário
[en] REVERIE

Vocabulário
[en] HOLDING

Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS

Resumo
[pt] Nesta dissertação procuramos investigar a incapacidade de brincar observada na clínica com crianças. Através da obra de Winnicott refletimos sobre o lugar do brincar para a psicanálise e sua relevância para o desenvolvimento emocional primitivo saudável. Em um paralelo com a obra de Wilfred Bion, apontamos a similaridade entre pensar e brincar enquanto capacidades pré-simbólicas, desenvolvidas nos primórdios da vida a partir da relação com o ambiente, principalmente pelas funções denominadas holding e rêverie. Ressaltamos a importância do lugar do analista diante das dificuldades na formação do espaço transicional, a partir de uma postura de analista suficientemente bom.

Resumo
[en] In this dissertation we will discuss the children s inability to play observed in a clinic. Through Winnicott s work, we can reflect on the importance of playing for psychoanalysis and its relevance to healthy primitive emotional development. Parallel Wilfred Bion s work, we point out the similarities between thinking and playing as pre-symbolic capacities, developed from the relation with the environment in the beginnings of life, mainly by the functions denominated holding and rêverie. The importance of the analyst s place facing difficulties in the formation of the transitional space, from a sufficiently good analyst posture.

Orientador(es)
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG

Banca
SARA ANGELA KISLANOV

Banca
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG

Banca
MARCIA CRISTINA NEVES MERQUIOR

Catalogação
2017-09-13

Apresentação
2017-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31429


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF