Título
[pt] COMO A ECONOMIA COLABORATIVA ESTÁ MUDANDO A FORMA DE CONSUMIR DO CONSUMIDOR MODERNO: UM ESTUDO DE CASO DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE A EMPRESA AIRBNB
Título
[en] HOW THE COLLABORATIVE ECONOMY IS CHANGING THE CONSUMER SHAPE OF THE MODERN CONSUMER: A CASE STUDY OF CONSUMER PERCEPTION ON THE AIRBNB COMPANY
Autor
[pt] TIAGO INDALECIO FARIAS
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] AIRBNB
Vocabulário
[pt] MERCADO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR MODERNO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA COLABORATIVA
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[pt] CAPITALISMO
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] AIRBNB
Vocabulário
[en] CONSUMER MARKET
Vocabulário
[en] MODERN CONSUMER
Vocabulário
[en] SHARING ECONOMY
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE ECONOMY
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Vocabulário
[en] CAPITALISM
Resumo
[pt] Este estudo pretende se aprofundar sobre o universo colaborativo, apresentar seus conceitos principais e modelos de organização, com o objetivo de apresentar uma análise técnica baseada na percepção do consumidor moderno, sobre essa nova tendência de consumo. Além disso, apresentar suas vantagens e desvantagens, suas principais diferenças de consumo com o modelo econômico capitalista, e destacar a importância da tecnologia e seus avanços nos últimos anos para a efetividade desse processo. Essa análise foi feita por meio de um estudo de caso com o suporte de uma pesquisa de campo sobre a percepção do consumidor sobre a empresa Airbnb.
Resumo
[en] This study intends to delve into the collaborative universe, present its main concepts and organizational models, with the objective of presenting a technical analysis of this new trend of consumption based on the perception of the modern consumer. In addition, this study intends to present this model s advantages and disadvantages, its main differences of consumption in comparison to the capitalist economic model, and to highlight the importance of technology and its advances in the last years for the effectiveness of this process. This analysis was completed through a case study supported by a field survey on consumer perception of Airbnb.
Orientador(es)
JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI
Catalogação
2017-09-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31410@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31410@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31410
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF