Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OS EFEITOS DA GESTÃO PARA RESULTADOS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE SETE ESTADOS BRASILEIROS

Título
[en] THE EFFECTS OF RESULTS MANAGEMENT IN EDUCATION: AN ANALYSIS OF EDUCATION PUBLIC POLICIES OF SEVEN BRAZILIAN STATES

Autor
[pt] CRISTINA SAYURI CORTES OUCHI DUSI

Vocabulário
[pt] POLITICA PUBLICA

Vocabulário
[pt] GESTAO E RESULTADOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO E GESTAO NO BRASIL

Vocabulário
[pt] GESTAO PUBLICA EDUCACIONAL

Vocabulário
[en] PUBLIC POLICY

Vocabulário
[en] MANAGEMENT AND RESULTS

Vocabulário
[en] EDUCATION AND MANAGEMENT IN BRAZIL

Vocabulário
[en] PUBLIC EDUCATIONAL MANAGEMENT

Resumo
[pt] Em meio aos debates sobre a baixa qualidade da educação pública brasileira, em especial no ensino médio, com altos índices de reprovação e evasão, este trabalho teve como objetivo investigar as políticas de gestão implementadas pelos estados brasileiros procurando identificar, por meio da análise dos seus programas, projetos, modelos de gestão e indicadores educacionais, se há relação entre gestão e desempenho na educação pública de nível básico nesses estados. O pano de fundo para o desenvolvimento da tese foi a importância que vem sendo conferida à gestão pública para o alcance dos objetivos de qualidade e equidade na educação a partir dos movimentos internacionais de reforma educacional das décadas de 1980/90, que influenciaram os textos legais e promoveram mudanças na forma de se pensar a educação pública no Brasil. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura sobre os movimentos de reforma da gestão pública no Brasil e no mundo, o modelo de gestão por resultados resultante, as experiências internacionais de reforma educacional e os princípios e premissas das mudanças promovidas no sistema educacional brasileiro. Baseadas na questão inicialmente colocada, no objetivo e na metodologia de estudo de múltiplos casos, foram investigadas as experiências de gestão educacional de sete estados brasileiros – São Paulo, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais. Observou-se que as mudanças promovidas por esses estados na gestão educacional tiveram efeitos positivos sobre os indicadores educacionais e para ampliar o conhecimento de cada um deles sobre sua realidade educacional, possibilitando a formulação de políticas educacionais voltadas para atender a demandas e solucionar problemas específicos das suas redes de ensino.

Resumo
[en] Amid the debates about the low quality of Brazilian public education, particularly at high school, with high rates of disapproval and avoidance, this work aimed to investigate the management policies implemented by the Brazilian states seeking to identify, through the analysis of their programs, projects, management models and educational indicators, if there is a relationship between management and performance in basic education in these states. The background for the development of this thesis was the importance that has been conferred to public management to reach the objectives of quality and equity in education from the international educational reform movements of the 1980s and 1990s, which influenced the legal texts and changed the way of thinking public education in Brazil. Initially a literature review was carried out on the public management reform movements in Brazil and in the world, and on the resulting results-based management model, the international experiences of educational reform and the principles and premises of the changes promoted in the Brazilian educational system. Based on the question initially proposed, the objective and methodology of multiple case study, the educational management experiences of seven Brazilian states were investigated – São Paulo, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará and Minas Gerais. It was observed that the changes promoted by these states in educational management had positive effects on educational indicators and to increase their knowledge about their educational reality, enabling the formulation of educational policies aimed at meeting the demands and solving specific problems of their schools and teaching departments.

Orientador(es)
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO

Banca
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA

Banca
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO

Banca
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
HELENA MARIA BOMENY GARCHET

Banca
MARCIA CRISTINA DA SILVA MACHADO

Catalogação
2017-09-01

Apresentação
2017-06-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31297@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31297@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31297


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF