Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OS ESTÍMULOS DOS USUÁRIOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] THE MOTIVATIONS OF PHOTOVOLTAICS USERS OF THE RIO DE JANEIRO STATE

Autor
[pt] FREDERICO MADEIRA DE LEY SERVOS

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] MARKETING AMBIENTAL

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO AMBIENTAL

Vocabulário
[pt] ATITUDE ECOLOGICA

Vocabulário
[pt] ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL MARKETING

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL BEHAVIOR

Vocabulário
[en] ECOLOGICAL ATTITUDE

Vocabulário
[en] PHOTOVOLTAIC SOLAR ENERGY

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é identificar os estímulos do consumidor de energia solar fotovoltaica do estado do Rio de Janeiro. A partir dos efeitos da crise ecológica global, um novo padrão de consumo emergiu, preocupado com a relação da humanidade com o meio ambiente. As práticas do consumo sustentável visam a uma relação mais justa entre os pilares ambientais, sociais e econômicos. Assim sendo, a geração de energia por fontes renováveis é uma temática presente nessa discussão. Este estudo é baseado nas componentes das atitudes, definidas por Calormade (2000) e nos comportamentos ambientalmente significativos, identificados por Stern (2000). A coleta de dados foi realizada através de entrevistas de natureza qualitativa e seu conteúdo analisado e interpretado, a fim de elaborar resultados e considerações que podem ser usados como contribuição para ampliar o conhecimento sobre o comportamento de consumo do grupo investigado.

Resumo
[en] The objective of this study is to identify the motivations behind the photovoltaic solar energy consumption by the consumers in the state of Rio de Janeiro. Since the effects of the global ecological crisis, a new consumption pattern emerged, concerned about humanity s relationship with the environment. Practices of sustainable consumption are aimed at a more equitable relationship between the environmental, social and economic pillars. Thus, the generation of energy by renewable sources is a current theme in this discussion. This study is based on the attitudes components, defined by Calormade (2000) and on significant environmental behaviors identified by Stern (2000). The collection of data was conducted through qualitative interviews and its content analyzed and interpreted in order to elaborate results and considerations that can be used as a contribution to increase the knowledge of the consumer behavior of the investigated group.

Orientador(es)
DANIEL KAMLOT

Catalogação
2017-08-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31009@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31009@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31009


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF