Título
[pt] OS ESTÍMULOS DOS USUÁRIOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] THE MOTIVATIONS OF PHOTOVOLTAICS USERS OF THE RIO DE JANEIRO STATE
Autor
[pt] FREDERICO MADEIRA DE LEY SERVOS
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] MARKETING AMBIENTAL
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO AMBIENTAL
Vocabulário
[pt] ATITUDE ECOLOGICA
Vocabulário
[pt] ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL MARKETING
Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL BEHAVIOR
Vocabulário
[en] ECOLOGICAL ATTITUDE
Vocabulário
[en] PHOTOVOLTAIC SOLAR ENERGY
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é identificar os estímulos do consumidor de energia solar fotovoltaica do estado do Rio de Janeiro. A partir dos efeitos da crise ecológica global, um novo padrão de consumo emergiu, preocupado com a relação da humanidade com o meio ambiente. As práticas do consumo sustentável visam a uma relação mais justa entre os pilares ambientais, sociais e econômicos. Assim sendo, a geração de energia por fontes renováveis é uma temática presente nessa discussão. Este estudo é baseado nas componentes das atitudes, definidas por Calormade (2000) e nos comportamentos ambientalmente significativos, identificados por Stern (2000). A coleta de dados foi realizada através de entrevistas de natureza qualitativa e seu conteúdo analisado e interpretado, a fim de elaborar resultados e considerações que podem ser usados como contribuição para ampliar o conhecimento sobre o comportamento de consumo do grupo investigado.
Resumo
[en] The objective of this study is to identify the motivations behind the photovoltaic solar energy consumption by the consumers in the state of Rio de Janeiro. Since the effects of the global ecological crisis, a new consumption pattern emerged, concerned about humanity s relationship with the environment. Practices of sustainable consumption are aimed at a more equitable relationship between the environmental, social and economic pillars. Thus, the generation of energy by renewable sources is a current theme in this discussion. This study is based on the attitudes components, defined by Calormade (2000) and on significant environmental behaviors identified by Stern (2000). The collection of data was conducted through qualitative interviews and its content analyzed and interpreted in order to elaborate results and considerations that can be used as a contribution to increase the knowledge of the consumer behavior of the investigated group.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2017-08-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31009@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31009@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31009
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