Título
[pt] BANDA DE MÚSICA INDEPENDENTE COMO PRODUÇÃO CULTURAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MÚSICA INDEPENDENTE EM EXPERIÊNCIAS CULTURAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] INDEPENDENT MUSIC GROUP AS CULTURAL PRODUCTION: BEHAVIOR OF CULTURAL CONSUMER ON EXPERIENCES WITH INDEPENDENT MUSIC GROUP IN RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] FELIPE GABRIEL T DE P P GUEDES
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] BANDA INDEPENDENTE
Vocabulário
[pt] SETOR CULTURAL
Vocabulário
[pt] MARKETING CULTURAL
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] INDEPENDENT MUSIC GROUP
Vocabulário
[en] CULTURAL SECTOR
Vocabulário
[en] CULTURAL MARKETING
Resumo
[pt] Este estudo pretende verificar o comportamento do consumidor para selecionar uma experiência cultural de música independente no Rio de Janeiro, neste recente cenário de mercado retraído à nível macroeconômico, mas em ascensão no nível microeconômico, como podemos perceber pelo aumento do
número de produtos e serviços culturais na cidade do Rio de Janeiro. O público carioca encontra-se diante de uma crescente oferta de produtos e serviços culturais, cada vez mais vasta e heterogênea. A produção de produtos culturais é a maior indústria na América, produções de Hollywood são exportadas para todo o mundo, os seriados e a música popular tem grande mercado internacional. Além disso, teatros, grandes orquestras, grandes museus ao redor do mundo atraem muitos moradores locais e turistas. A arte, e os artistas, têm uma forte capacidade de conectar o público, cantores e grupos musicais populares são capazes de atrair grande multidão. Através de seus trabalhos artistas são poderosos veículos de ideias e produtos. Muitas pessoas não podem imaginar suas vidas sem a contribuição enriquecedora dos produtos culturais. O estudo buscou entender motivações e expectativas do público ao buscar produtos e serviços culturais, mais especificamente o show de uma banda independente, produtora de música autoral. Desse modo, o estudo buscou contextualizar a base de conceitos do marketing cultural e a percepção de
profissionais que atuam no mercado de produção cultural atualmente e os consumidores. Essa contextualização levou a elaboração de uma pesquisa levada à campo para medir a sensibilidade dos consumidores frente fatores do marketing cultural. Por fim, foi feita a análise destes dados que possibilitou uma estruturação de informações relevantes, relacionadas ao composto de marketing cultural, fornecida pelo próprio público-alvo das bandas.
Resumo
[en] This study intends to verify the behavior of cultural consumer on experience with independent music groups in Rio de Janeiro, in this recent market scenario in recession in the macroeconomic view, but in expansion in the microeconomic view whereby the number of cultural services and products have continuously grown in Rio de Janeiro. The carioca consumer faces a growing offer of heterogenous cultural services and products. Cultural services and products make up america s biggest industry, Hollywood productions are exported throughout the world, television series, and popular music have a very big international market. Besides this, theaters, big orchestras, and museums around the world attract tourists and local neighborhoods. Arts, and the artistis, have a strong capacity to connect with the public. Singers and popular music groups are able to attract big crowds. Throughout their work, artists are strong vehicles of ideas and products. Many people cannot imagine their lives without the enriching contribution of cultural
products. The study seeks to understand consumer motivations and expectations in a quest to indulge in cultural services and products, especially the concert of a independent music group, that produces autoral music. Therefore, the study sought to contextualize the base concepts from cultural marketing and the
perception that the professionals inside the cultural production market have nowadays. This contextualization led to the preparation of research taken to the field to collect data from consumers about cultural marketing factors. In the end, an analysis of this data was made that enabled the structuring of relevant information related to the cultural marketing compound, provided by target audience of the music groups.
Orientador(es)
JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI
Catalogação
2017-08-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30982@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30982@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30982
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF