Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BOLSA FAMÍLIA AND ITS CONDITIONALITIES: ANALYSIS OF THE MOTIVATIONS FOR SCHOOL DROPOUT AND INFREQUENCY IN ADOLESCENTS LIVES

Título
[pt] BOLSA FAMÍLIA E AS SUAS CONDICIONALIDADES: ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES PARA EVASÃO E INFREQUÊNCIA ESCOLAR NA VIDA DOS ADOLESCENTES

Autor
[pt] BARBARA DA SILVA LUCAS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] INFREQUENCIA

Vocabulário
[pt] PROJETO ALUNO PRESENTE

Vocabulário
[pt] BOLSA FAMILIA

Vocabulário
[pt] EVASAO

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] INFREQUENCY

Vocabulário
[en] ALUNO PRESENTE PROJECT

Vocabulário
[en] FOOD BENEFIT PROGRAM

Vocabulário
[en] EVASION

Resumo
[pt] O presente trabalho tem por finalidade a análise das principais motivações para a evasão e/ou infrequência escolar de alunos do projeto Aluno Presente no bairro de Magalhães Bastos entre janeiro de 2014 a julho de 2016, pois como a não permanência na escola reflete diretamente na condicionalidade do Programa Bolsa Família e a desistência pela escolarização se configura como principal motivação para a desvinculação do jovem da garantia do benefício, nos sentimos instigadas a conhecer melhor a questão, a fim de entender quais são os reais entraves do processo e verificar se existem algumas alternativas para reversão do quadro. Para complementar à análise, buscamos ouvir uma diretora da rede municipal de educação, no sentido de verificar quais são as suas impressões sobre o espaço escolar e seus sujeitos na busca de compreender se a escola cria obstáculos ou facilidades para manter seus alunos, e quais as estratégias efetivadas com as famílias que vivenciam a questão diante dessa condicionalidade, pois o que é direito acaba por vezes por se constituir como um fator cerceador na garantia de direitos aos beneficiários da política de assistência social.

Resumo
[en] The present work has the purpose of analyzing the main motivations for school dropout and / or infrequency of students from the Present Student project in the Magalhães Bastos neighborhood between January 2014 and July 2016, since as non-permanence in school reflects directly on the Conditionality of the Bolsa Família Program, and the withdrawal from schooling is the main motivation for the phenomenon to untying the young person from the guarantee of the benefit, we feel encouraged to know the issue better, in order to understand what the real obstacles are in the process and to verify if there are some alternatives for reversing the frame. To complement the analysis, we sought to hear a director of the municipal education network, in order to verify what are their impressions about the school space and its subjects in the search to understand if the school creates obstacles or facilities to keep its students, and which ones strategies implemented with the families that experience the issue in the face of this conditionality, since what is law, sometimes becomes a restricting factor in guaranteeing rights to beneficiaries of social assistance policy.

Orientador(es)
VALERIA PEREIRA BASTOS

Catalogação
2017-07-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30694


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF