Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EU FAÇO SAMBAS DE OUVIDO PRA VOCÊ: MARINO PINTO, UM COMPOSITOR MODESTO

Título
[en] I MAKE SAMBAS BY EAR FOR YOU: MARINO PINTO, A MODEST SONGWRITER

Autor
[pt] ANDRE LUIS PIRES LEAL CAMARA

Vocabulário
[pt] MUSICA POPULAR BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] DIREITO AUTORAL

Vocabulário
[pt] SAMBA-CANCAO

Vocabulário
[pt] ERA DO RADIO

Vocabulário
[pt] MARINO PINTO

Vocabulário
[en] POPULAR BRAZILIAN MUSIC

Vocabulário
[en] AUTHORS RIGHTS

Vocabulário
[en] SAMBA-CANCAO

Vocabulário
[en] RADIO ERA

Vocabulário
[en] MARINO PINTO

Resumo
[pt] Este trabalho se propõe a destacar a obra do compositor Marino Pinto, no panorama da música popular brasileira, enfocando aspectos da vida cultural no Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1960. Procurou-se discutir a atualidade de suas canções, constantemente gravadas pelos mais diversos intérpretes. A era do rádio, a convivência entre parceiros musicais em ambientes como o Café Nice, a profissionalização do mercado fonográfico, a luta pelo direito autoral, a produção musical para o carnaval e o meio do ano, as boates de Copacabana e o aparecimento da bossa nova são alguns dos temas tratados. Sem tocar instrumentos musicais, a não ser batucando em caixa de fósforos, ora fazendo a letra, ora a melodia, Marino Pinto criou composições com os mais variados parceiros. Este trabalho reúne gravações raras, imagens pouco divulgadas e entrevistas inéditas com músicos, pesquisadores e pessoas ligadas ao compositor.

Resumo
[en] This study intends to highlight the works of songwriter Marino Pinto, in the scenery of Brazilian popular music, focusing on some aspects of cultural life in Rio de Janeiro between the 1930s and the 1960s. With his lyrics being constantly recorded by different singers, the topicality of his songs was discussed. The Radio Era, the relationship musical partners that met constantly in places like Café Nice, the professionalization of the phonographic market, the fight for authors rights, musical production for Carnival and the middle of the year, Copacabana s nightclubs and the rise of bossa nova are some of the topics examined. Without being able to play any instrument but a matchbox, sometimes writing the lyrics and sometimes the melody, Marino Pinto created songs with diverse collaborators. This work gathers rare recordings, little known images and unpublished interviews with musical artists, researchers and others linked to the songwriter.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES

Banca
SYLVIA HELENA CYNTRAO

Catalogação
2017-07-25

Apresentação
2017-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30671@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30671@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30671


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF